A Força Aérea Brasileira (FAB) participou, entre os dias 25 e 29 de novembro, na cidade de Phuket, na Tailândia, da 2ª Conferência do Gripen User’s Group (GUG) do ano de 2019. O evento contou com a participação de representantes das Forças Aéreas dos países membros, bem como da empresa SAAB e da Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV).  

Estiveram presentes na reunião um Oficial-General e cinco Oficiais Superiores da FAB, que compõem o Grupo de Aquisição e Desenvolvimento e o Grupo de Trabalho Operacional, assim como os Supgrupos Operacional e Técnico. “Participar das conferências do GUG é uma oportunidade excepcional de conhecer e aprender com os países operadores do Gripen sobre seus procedimentos, táticas e técnicas, bem como os problemas enfrentados na operação da aeronave”, conta o Chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges.

Durante a conferência, houve apresentações de todos os participantes, nas quais foi mostrada a situação atual das frotas de Gripen dos países operadores. A delegação brasileira apresentou o status atual do Gripen NG, detalhando as fases de construção das aeronaves e o voo da primeira versão brasileira, além dos principais equipamentos e armamentos que integrarão o novo caça.

 

GUG

O Gripen User’s Group (GUG) é uma iniciativa intergovernamental entre as Forças Aéreas que, atualmente, operam a aeronave Gripen, de fabricação sueca. Representantes das Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul, Tailândia e Brasil realizam conferências semestrais em um dos países membros para compartilhar suas experiências no uso operacional do caça supersônico.

Essas conferências visam facilitar a troca de informações relativas ao emprego do sistema Gripen, a fim de estabelecer uma cooperação mútua entre os participantes, focando na eficiência operacional e nos aspectos técnicos do projeto. O objetivo é, também, explorar as possibilidades de futuras atividades em cooperação, além de programas de aquisição conjunta, relacionados com o emprego da aeronave Gripen.

 

Fonte: FAB