Advertisement

FAB reduz novamente encomenda do Embraer KC-390

Embraer KC-390

A Força Aérea Brasileira (FAB) voltou a reduzir sua encomenda de aeronaves de carga KC-390 Millennium da Embraer. Em nota aos investidores emitida nesta terça-feira (09), a fabricante diz que a FAB retirou uma das aeronaves da encomenda de 22 aviões. 

Esta é a segunda vez que a União reduz o contrato, originalmente assinado em 2014. Em fevereiro, FAB e Embraer fecharam um acordo para suprimir seis KC-390 do contrato original. Agora, o acordo volta a ser alterado, reduzindo para 21 o número de aeronaves contratadas. 

KC-390, Gripen e F-5EM voam juntos durante a solenidade do Dia do Aviador em Brasília.

Em maio, com o retorno da intenção da Aeronáutica em reduzir a encomenda, a Embraer voltou a afirmar que não havia previsão contratual para uma nova redução.

Em comunicado ao mercado, a Embraer diz que “avaliará o cabimento da decisão da União” e pode analisar os “termos aplicáveis para assegurar o reequilíbrio econômico e financeiro dos contratos, bem como os efeitos da eventual supressão da aeronave em seus negócios e resultados”.

A Força Aérea Brasileira tem cinco KC-390 em serviço com os esquadrões Zeus (1º Grupo de Transporte de Tropas), em Anápolis, e Gordo (1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte), no Rio de Janeiro. Duas fontes confirmaram ao AEROFLAP que uma sexta aeronave deve ser entregue em meados de setembro. 

Além da encomenda da FAB, a Embraer tem 11 aeronaves vendidas no mercado internacional: cinco para Portugal, quatro para a Holanda e duas à Hungria. 

Cronograma de entregas do KC-390, apresentado pela FAB em maio.

Com informações de Reuters/Istoé 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Embraer, fab, KC-390, usaexport