O C-130 Hércules FAB 2477, da Força Aérea Brasileira (FAB), operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, continua cumprindo missões em proveito da Operação Amapá. Neste domingo (08), foram transportadas cerca de 15,5 toneladas de carga. 

A aeronave decolou da Ala 8, em Manaus (MN), às 10h35 (horário de Brasília), e pousou em Macapá (AP) às 13 horas, transportando dois geradores, cada um pesando 3,2 toneladas. Foram transportadas, também nesta etapa, 2,68 toneladas de baterias para urnas eletrônicas.

pós efetuar o descarregamento do material, a aeronave retornou à Ala 8, onde carregou mais dois geradores, totalizando 6,4 toneladas. A decolagem de Manaus ocorreu às 20 horas e o pouso, novamente em Macapá, às 22h20. Os geradores transportados serão utilizados para restabelecer o fornecimento de energia no Amapá.

Conforme o piloto do C-130, Capitão Aviador Rodrigo Vilar Falleiro, o trabalho de toda a tripulação, desde que acionada para a Operação Amapá, é realizado de forma coordenada e precisa. “É uma honra atuar pela Força Aérea Brasileira em prol do povo brasileiro, prestando nosso serviço com profissionalismo e mostrando nossa pronta-resposta em atender às necessidades dos que precisam”, disse. 

A Operação Amapá foi designada pelo Ministério da Defesa e é coordenada pelo Ministério de Minas e Energia. Para reduzir os impactos da falta de energia elétrica, o Gabinete de Crise do Governo Federal acionou o Comando da Aeronáutica (COMAER) para prestar o apoio necessário. 

 

Fonte: Força Aérea Brasileira 

Fotos: Tenente Fabian/Ala 8, Suboficial Ribeiro/Ala 8 e Sargento Galardo/DTCEA-MQ


DEIXE UMA RESPOSTA