SpaceX Falcon Heavy
Foto - SpaceX

A SpaceX foi selecionada pela NASA para lançar uns dos módulos da nova Estação Espacial Lunar (EEL), que deverá começar a ser construída em 2024.

O lançamento faz parte do Programa Artemis da NASA, e utilizará o potente foguete Falcon Heavy, que será lançado a partir do PAD-39A do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.

O custo total para a NASA é de aproximadamente US$ 331,8 milhões, incluindo o serviço de lançamento e outros custos relacionados à missão.

Os módulos Power and Propulsion Element (PPE) e Habitation and Logistics Outpost (HALO) serão lançados na mesma missão. Esse é o primeiro posto de desenvolvimento avançado que será colocado a bordo da Lua.

O PPE é uma espaçonave de propulsão elétrica solar, com potência de 60 KW, que também fornecerá energia, comunicações de alta velocidade, controle de atitude e a capacidade de mover a EEL para diferentes órbitas lunares, fornecendo mais acesso à superfície da Lua do que nunca.

O HALO é o alojamento pressurizado onde trabalharão os astronautas que visitam o Portal, frequentemente a caminho da Lua. Ele fornecerá comando e controle e servirá como um centro de acoplamento para o posto avançado. 

O HALO apoiará investigações científicas, distribuirá energia, fornecerá comunicações para veículos visitantes e expedições à superfície lunar e suplementará os sistemas de suporte de vida a bordo do Módulo Orion, a espaçonave da NASA que levará astronautas do Programa Artemis ao que a NASA chama de “portal” mas é o embrião de uma Estação Espacial.


O EEL terá cerca de 16% da atual Estação Espacial Internacional. Este funcionará como uma estação intermediária, localizada a dezenas de milhares de milhas da superfície lunar. Ou seja, os astronautas vão até o módulo antes de seguir para pesquisas na órbita baixa da Lua, ou em sua superfície. Do mesmo modo, é possível podem “morar” um tempo na EEL, e rotineiramente ir até a Lua para realizar pesquisas.

A partir dessa estação, a NASA e seus parceiros comerciais e internacionais conduzirão investigações científicas e tecnológicas do espaço profundo sem precedentes.

O HALO está sendo projetado e construído pela Northrop Grumman Space Systems de Dulles, Virginia, e o PPE está sendo construído pela Maxar Technologies de Westminster, Colorado. 

O Falcon Heavy já está sendo utilizado pela SpaceX em outros lançamentos, com sucesso total em colocar a carga na órbita correta. Apesar disso, o foguete nunca fez um lançamento para a Lua, e se a SpaceX não fizer nenhum lançamento fora da NASA, este pode ser o inaugural.