Em agosto deste ano um funcionário da Horizon Air, de nome Richard Russell, roubou um turboélice Q400 da companhia, que estava estacionado no Aeroporto de Seattle-Tacoma, ele conseguiu decolar com o avião, fez diversas manobras durante o curto voo e foi até perseguido por dois caça F-15

Depois de uma manobra ele acidentou a aeronave, que estava sem passageiros a bordo, em uma região de condado de Pierce, no estado de Washington.

Durante alguns minutos o homem, que não tinha nenhuma formação técnica para pilotar o avião, fez várias manobras em voo, incluindo o Barrel Roll do vídeo abaixo.

Depois do FBI assumir as investigações, poucos meses passaram para concluir que o funcionário realmente tinha a intenção de causar um acidente com a aeronave, como forma de fazer suicídio. 

Os investigadores apontaram que o piloto apontou o avião para o solo com intenção de causar a colisão, após uma análise do gravador de áudio do cockpit do voo (CVR) e do FDR, que grava dados. Apesar disso a extensa atividade de investigação não revelou nenhum outro assunto envolvido no planejamento ou execução do voo não autorizado.

“Se o piloto quisesse evitar o impacto com o solo, ele teria tempo e energia para puxar o manche para trás, levantar o nariz e iniciar uma subida”, disse o FBI no relatório da investigação.

O FBI checou os antecedentes de Russell, e também o seu estilo de vida nos meses anteriores ao acidente, como forma de encontrar indícios de causas que motivaram essa atitude, como depressão, ato terrorista ou até mesmo revolta do funcionário em relação a companhia.

Ele disse aos controladores de tráfego aéreo que ele era um “cara falido”, mas também brincou sobre se a companhia aérea o contrataria como piloto se ele pousasse em segurança. Ele se recusou a pousar, depois de várias tentativas dos controladores de voo em comunicação com o rádio.

Durante o rádio, o funcionário demonstrou preocupação com o combustível da aeronave, e também disse que aprendeu a voar em um “simulador”. Ele chegou até a pedir ajuda sobre o sistema de pressurização da aeronave.