Advertisement

Fêmea de Urubu-rei é transportada em avião da LATAM para reprodução da espécie

Avião Solidário LATAM Brasil Fêmea Urubu-Rei

O programa Avião Solidário da LATAM transportou gratuitamente, na última segunda-feira (20), uma fêmea de Urubu-rei de Brasília para Salvador. A ave estava há 20 anos sob os cuidados da Fundação Jardim Zoológico de Brasília e foi enviada ao Parque da Matinha, em Itapetinga (BA), para contribuir com a conservação da espécie. 

Carinhosamente apelidada de Aurora pelos cuidadores, a fêmea de Urubu-rei (Sarcoramphus papa) é uma ave habitante típica de zonas tropicais e semitropicais desde o México até a Argentina, incluindo o Brasil. Por ser uma espécie que não se reproduz com facilidade, o Parque da Matinha solicitou à Fundação Zoológico de Brasília o envio do animal para formar casal e parear com um macho da mesma espécie que já vive no local. 

Avião Solidário LATAM Brasil Fêmea Urubu-Rei
Foto: Ana Castro / Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Aurora foi embarcada pela LATAM em um voo que partiu de Brasília às 9h00 e pousou no aeroporto de Salvador às 10h30 desta segunda-feira (20). Na sequência, foi transportada por via terrestre ao Parque da Matinha, onde passará por quarentena de adaptação até ser incorporada ao novo lar.

 

AVIÃO SOLIDÁRIO: COMPROMISSO DA LATAM COM O BRASIL

Em 2023, o programa Avião Solidário da LATAM já beneficiou mais de 160 mil pessoas no Brasil, transportou 8 animais resgatados, transportou gratuitamente 8 toneladas de cargas em emergências, concedeu 209 passagens aéreas as instituições sociais apoiadas e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami.

Com mais de 10 anos de existência, o Avião Solidário já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia em prol do transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. 

O transporte gratuito de animais para a conservação ambiental é conduzido pela LATAM Cargo, empresa de transporte de cargas do grupo LATAM que utiliza toda a sua experiência logística e conectividade no Brasil. Os animais são transportados com todo cuidado, com garantia de que as caixas sejam acomodadas em locais com circulação de ar, sempre visando a sua segurança, redução dos tempos de exposição ao terem prioridade no embarque e desembarque, e seguindo todas as recomendações da instituição responsável pela solicitação.

Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário alcançou a marca de 20 ONGs parceiras no Brasil, incluindo importantes aliados como Amigos do Bem, Gastromotiva, Gerando Falcões, Make a Wish, Ampara Animal. Desde o início da pandemia de Covid-19, também já foi responsável pelo transporte gratuito de mais de 282 milhões de vacinas para todos os estados do Brasil, o que corresponde a mais de 70% de todas as vacinas contra a doença distribuídas pela aviação no País.

 

Via: LATAM Brasil

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: Avião Solidário, LATAM Brasil, usaexport