Advertisement

Fim de uma era: Lufthansa Cargo aposenta último MD-11 europeu

No último domingo (17), um MD-11 sob as cores Lufthansa Cargo pousou pela última vez no Aeroporto de Frankfurt. A aeronave realizou o voo LH 8161 de Nova York (JFK) pousando em solo alemão às 12h03 (horário local), encerrando a era dos trijatos na companhia alemã  após 23 anos de serviços prestados. 

Antes da despedida, o D-ALCC recebeu um adesivo de agradecimento com um “Obrigado MD-11, até a próxima”. Além disso, o Aeroporto de Frankfurt produziu um vídeo especial em tributo ao MD-11, onde você pode acompanhar abaixo: 

Curiosamente, o MD-11 de registro D-ALCC também foi o último MD-11 a ser operado por uma companhia europeia, agora, a aeronave fará parte da cargueira norte-americana Western Global Airlines. 

A Lufthansa Cargo recebeu seus dois primeiros cargueiros MD-11 (D-ALCA e D-ALCB) em junho de 1998, seguido pela terceira aeronave em agosto do mesmo ano com o registro D-ALCC. No total, a companhia chegou a operar dezenove unidades do MD-11F, incluindo o último MD-11 fabricado: o D-ALCN entregue em janeiro de 2001. 

A versão cargueira do MD-11 tem 61,4 metros de comprimento com uma envergadura de 51,7 metros e uma altura de até 18 metros. O trijato conta com a capacidade de carga de até 94,7 toneladas, dividida em 26 posições no convés principal e 14 no convés inferior. 

Os cargueiros da Lufthansa Cargo eram movidos por três motores a jato General Electric CF6 (80C2D1F), com empuxo padrão de 273,57 kN cada. O peso máximo de decolagem (MTOW) da aeronave é de 285,99 toneladas métricas.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: frankfurt, Lufthansa Cargo, MD-11, MF-11F, T, usaexport, Western Global Airlines