Airbus A330neo Azul PR-ANY
Foto: Gabriel Melo/Aeroflap

No dia 26 de maio, realizamos um voo até o Aeroporto Internacional do Recife partindo de Brasília com conexão em Viracopos. Este Flight Report vai contar para você como foi voar com internet a bordo da Azul e também na Classe Executiva do Airbus A330neo.

 

Primeiro Voo – Brasília à Campinas

Embraer 195-E2 Azul PS-AEF

Como de costume a todos os passageiros que compram bilhetes pela Azul Linhas Aéreas partindo de Brasília com destino a algum destino nas regiões Norte, Nordeste e Sul é necessário em boa parte das vezes pegar o primeiro voo para Campinas, o AD4399 operado pelo Embraer 195-E2.

Na ocasião quem nos esperava no portão 11 do Juscelino Kubistchek era o PS-AEF, entregue a companhia em dezembro de 2020 com a pintura de 56 cores e apelidado de Ararinha Azul.

A aeronave muito bem cuidada e com apenas 6 meses de uso, estava com 90% de ocupação. Me acomodei no assento 3A no Espaço Azul, com espaço maior entre as fileiras de 1 à 5.

O diferencial deste voo para Campinas foi em relação ao Wi-Fi que na época ainda estava em testes pela Azul. Este redator conectou com facilidade a rede Azul-Wifi, antes de se conectar é necessário realizar um cadastro simples através do navegador.

Ao realizar o cadastro, a conexão é logo liberada e pronta para ser utilizada em redes sociais, aplicativos de filmes e músicas além de poder navegar. Há uma altitude de 39 mil pés, a conexão era boa e apresentou boa estabilidade durante toda a viagem. Durante o voo, foram publicados alguns Storys Ao vivo no Instagram e algumas fotos compartilhadas pelo WhatsApp.

O voo teve duração de 1 hora e 15 minutos, importante lembrar que por determinação da Anvisa, não há serviço de bordo durante todo o voo incluindo embarque e desembarque. Pousamos cerca de 20 minutos antes do horário em Viracopos e desembarcamos pelo portão C-08.

 

Veja como o Wi-Fi é instalado nas aeronaves da Azul no vídeo abaixo:

 

Segundo Voo – Campinas à Recife

Airbus A330neo Azul PR-ANY

Devido a pandemia, o Terminal A do Aeroporto Internacional de Viracopos não estava aberto, porém com a retomada da demanda o espaço foi reaberto principalmente para receber voos de conexão da Azul com aeronaves maiores.

 Nosso segundo voo foi o AD4079 no Airbus A330-900neo de matrícula PR-ANY, a aeronave foi entregue nova à Azul em outubro de 2019. Como estávamos embarcando na Classe Executiva, fomos os primeiros a entrar na aeronave que conta com 34 assentos na Executiva e mais 264 na Econômica.

Me posicionei no assento 8K que era virado mais para o corredor, e a aeronave partiu às 8h36 com cerca de 228 passageiros a bordo no voo para Recife. Essa é uma das rotas que a Azul mais escala seus A330 devido à grande demanda em conexões e também aproveitar o volume de cargas embarcados.

Em menos de 10 minutos o gigante e belo A330neo corria pela pista 15 de Viracopos rumo à capital pernambucana. A Azul ainda não implementou o sistema Wi-Fi em suas aeronaves widebody, há uma previsão no futuro de receberem o sistema.

Airbus A330neo Azul PR-ANY

O entretenimento semelhante ao do Embraer 195-E2 porém com uma tela bem maior possuía um catálogo com diversos filmes, series e músicas além de jogos e acompanhar o voo pelo mapa. Como um apaixonado por aviação, me reclinei para deitar a apreciar o som das RR Trent 7000 que equipavam o PR-ANY.

O voo foi bem tranquilo, sem quaisquer problemas ou até mesmo as boas turbulências. Na Classe Executiva as luzes são reduzidas para garantir um conforto maior durante o voo para aqueles que desejam dormir as quase 3 horas de viagem até Recife.

Próximo das 11h15 a cabine foi preparada para aproximação e pouso no Recife, como não havia muito lixo a recolher, logo a cabine estava pronta. Às 11h25 já estávamos próximos ao pouso, e já dava para avistar algumas cidades enquanto realizávamos a aproximação para a final da pista 18.

Às 11h30 tocamos o solo e utilizamos toda a pista até livrar na última taxiway e seguir para desembarque no portão 13 como de costume utilizado por aeronaves desse porte. O desembarque ocorreu tranquilo e por fileiras para evitar aglomerações nos corredores.

A tripulação extremamente atenciosa nos levou até a cabine para uma rápida conversa com os pilotos e também para algumas fotos.

 

Avaliação Geral

Os voos da Azul costumam ser bem agradáveis e com um ótimo serviço do início ao fim da viagem, como ainda havia pouca demanda, os bilhetes foram comprados com pouco mais de um mês de antecedência à um preço muito bom para o trecho com conexão.

O sistema de internet a bordo da Azul funcionou muito bem, agora lançado oficialmente poderá haver alterações em seu funcionamento. O Wi-Fi complementa bem todo o serviço de entretenimento já oferecido pela empresa em todas as suas aeronaves à jato.