Flightradar24 Taiwan USAF Nancy Pelosi
Foto: Flightradar24/Reprodução

Com a possível visita da Nacy Pelosi a Taiwan, atual presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a China vem preparando uma forte resposta com atividades militares nas proximidades da ilha.

Dada a situação diplomática embaraçosa, o possível avião que está levando a representante norte-americana para a ilha, um Boeing C-40C da USAF, chamou a atenção do mundo todo, em especial no site de acompanhamento de tráfego aéreo online Flightradar24 (FR24).

Flightradar24 Taiwan USAF Nancy Pelosi
Site do Flightradar24 vem apresentando instabilidades

Por conta do alto acesso e com quase 350 mil pessoas acompanhando o voo da USAF para Taiwan, o site do FR24 está apresentando instabilidades, principalmente após a China ameaçar derrubar a aeronave caso a visita de fato ocorresse.

Com a forte ameaça dada por conta da visita diplomática, a China vem realizando o envio de blindados e tropa do Exército de Libertação Popular, incluindo aeronaves para a província de Fujian, território da China mais próximo de Taiwan.

Em viagem pela Ásia, a visita especial de Pelosi conta com paradas na Malásia, Coreia do Sul e Japão, com Taiwan sendo a visita mais esperada, desagradando a China, que reivindica o governo da ilha desde 1949, e vê Taiwan como uma província rebelde.