Foguete Electron da Rocket Lab falha ao colocar satélites em órbita

O foguete Electron da Rocket Lab lançado no sábado (4), a partir da Península de Mahia, Nova Zelândia falhou ao tentar colocar em órbita satélites de empresas que contrataram o serviço da Rocket Lab. As cargas do foguete eram ao todo 7 satélites das empresas Canon, Planet e da inglesa In-Space Missions.

O lançamento seguiu normal até a separação do primeiro estágio. Já no segundo estágio, os problemas começaram a aparecer, a altitude do foguete estava caindo de 194km para menos de 165km, e isso levou cerca de 90 segundos. O problema foi visível na live que a Rocket Lab estava fazendo em seu canal oficial no Youtube.

https://twitter.com/i/status/1279536259715813376

“Perdemos o voo mais tarde na missão. Sinto muito por não termos conseguido entregar os satélites de nossos clientes hoje ”, twittou Peter Beck, executivo-chefe da Rocket Lab, após o fracasso . “Tenha certeza de que encontraremos o problema, corrija-o e voltaremos a funcionar em breve.”

O motivo do problema real que causou a perda do foguete e dos satélites das empresas está sendo investigado pela Rocket Lab.

Entre os satélites que estavam no foguete Electrion o de maior tamanho era o satélite CE-SAT-1B da Canon. O equipamento seria o segundo satélite da empresa que seria colocado em órbita, o primeiro foi lançado com sucesso em 2017. O satélite foi baseado na câmera EOS 5D Mark III e faria imagens de alta resolução da terra, a uma altitude de mais de 600 km.

Satélite CE-SAT-1B da Canon- Foto: Rocket Lab

“É claro que estamos desapontados, ao mesmo tempo em que estamos sempre conscientes de que as falhas no lançamento fazem parte dos negócios do espaço”, disse Spaceflight em comunicado. “Trabalharemos em estreita colaboração com o Rocket Lab e nosso cliente Canon Electronics, que tinha seu satélite de imagem CE-SAT-IB a bordo desta missão para descobrir os próximos passos, mas não nos intimidamos em nossa decisão de levar nossos clientes ao espaço.

Fonte de apoio: Space Flight Now

Sair da versão mobile