Força Aérea Brasileira
Foto: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) integra a cooperação mútua entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Regional, na ajuda humanitária em apoio aos municípios atingidos pelas chuvas no sul da Bahia.

Neste domingo (26) por volta das 17h30, duas aeronovaves H-36 Caracal dos Esquadrões Puma (3º/8º GAV) e Falcão (1º/8º GAV) decolaram, respectivamente, do Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN), com destino a Ilhéus (BA), onde chegaram às 23h. Já na manhã desta segunda-feira (27) as aeronaves transportaram policiais militares e 118 galões de água para Itabuna (BA) e uma comitiva da Defesa Civil para localidade próxima de Ilhéus (BA).

Força Aérea Brasileira
Foto: Força Aérea Brasileira

Sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de Brasília (DF), desde o início da situação de calamidade a FAB está engajada na operação, já tendo transportado mais de 45 toneladas de donativos alimentícios (perecíveis e não-perecíveis) para atender às populações mais atingidas pelas enchentes, com o emprego das aeronaves KC-390 Millennium do Esquadrão Zeus (1º GTT) nos dias 16 e 17.

Ainda no dia 17 a FAB também realizou o transporte de uma carga de 23 toneladas de alimentos não perecíveis pelo modal terrestre, em uma carreta do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA). Além disso, um C-130 Hércules, operado pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT), transportou no dia 12 aproximadamente 2,5 toneladas de medicamentos.

No dia 13 uma aeronave H-36 Caracal, operada pelo Esquadrão Falcão, decolou com uma comitiva do Poder Executivo para realizar um voo com o objetivo de avaliar a situação. Um helicóptero H-60L Black Hawk do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) também foi engajado e prestou apoio à Defesa Civil do estado baiano.

O Comando da Aeronáutica mantém um esforço contínuo e permanente de seu efetivo e de suas aeronaves em atendimento às necessidades da população das áreas afetadas, neste momento de necessidade.

Via: Força Aérea Brasileira

DEIXE UMA RESPOSTA