O 122º Esquadrão (“Nachshon”), conhecido como esquadrão ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) da IAF, opera dois modelos de aeronaves “Nachshon”: “Shavit” (Gulfstream G500) e “Eitam” (Gulfstream G550). Hoje, o esquadrão recebeu o mais novo membro da família Nachshon: o “Oron”.
“O ‘Oron’ é mais uma manifestação da crescente eficácia da IAF”, disse o comandante da IAF, major-general Amikam Norkin. “A aeronave adiciona outra camada às atuais capacidades operacionais e estratégicas da IAF, que permitem a contínua superioridade aérea no Oriente Médio e a capacidade de defender os céus de Israel e garantir sua segurança”.
“A aeronave combina várias capacidades, incluindo imagens aéreas, controle e radar, e coleta de inteligência marítima para a Marinha”, explica o Maj. I, Subcomandante do 122º Esquadrão. “A maioria dessas capacidades já existe em nosso esquadrão e na unidade ‘Maof Rahav’, porém, com a nova aeronave, conseguimos condensá-las todas em uma única plataforma de voo”.
Embora o “Oron” pareça semelhante ao “Eitam”, seus sistemas são mais avançados e permitem uma gama mais ampla de missões. “A grande melhoria está em suas capacidades gerais e diversidade de tarefas que pode realizar”, diz o Maj. I. “A aeronave combina as capacidades do ‘Eitam’ e do ‘Shavit’, aeronaves de reconhecimento da Divisão de Caças e aeronaves avançadas radar ar-superfície. O avião não é apenas significativo para o Esquadrão e o IAF, mas é um recurso importante para toda a IDF: ele conduzirá missões ISR para a Marinha usando sistemas exclusivos, tudo em cooperação com a Diretoria de Inteligência da IDF e a unidade ‘Maof Rahav’. Este é um avião que acomoda os três ramos do exército israelense ”.
Conforme declarado pelo Maj. I, o “Oron” pode permanecer no ar por longos períodos, voar mais longe do que outras aeronaves de reconhecimento e manter uma tripulação maior a bordo. “O avião também é capaz de transportar pessoal de inteligência que analisa dados em tempo real. Isso permite que a tripulação seja independente e volte de uma missão com um resultado totalmente completo
O processo de aquisição da aeronave começou há vários anos na sede da IAF. Nos últimos anos, a empresa aeronáutica americana Gulfstream Aerospace fabricou a aeronave nos Estados Unidos e conduziu voos de teste abrangentes para garantir sua prontidão de voo. “Uma tripulação de nosso esquadrão voou para os EUA para pilotar a aeronave e garantir que atendesse aos nossos requisitos antes de pousar em Israel”, compartilha o Maj. I. “Nos próximos dois anos, o avião passará por um processo de instalação de sistemas de missão, e em seguida, chega ao esquadrão como uma aeronave operacional “.
“Começamos a pensar em como a aeronave será integrada ao esquadrão. O processo de absorção levanta uma série de questões – Como a nova aeronave afetará a estrutura organizacional do esquadrão? Precisamos estabelecer um novo departamento? Quais unidades serão as novas departamento inclui? “, continua o Maj. I.” Devemos nos familiarizar operacionalmente com a aeronave. Sua mecânica de vôo básica é semelhante à do G550, mas contém sistemas diferentes. Portanto, precisamos ajustar nossa técnica de voo para as várias missões . Além disso, precisaremos construir táticas e doutrinas para a nova aeronave – em termos de altitude, ângulos, velocidade etc”.
FONTE: IAF
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