Na quinta-feira, dia 26 de novembro de 2020, a Força Aérea Francesa recebeu o primeiro A330-200 com as cores da República Francesa. A entrega aconteceu em Roissy, França.  A segunda aeronave deverá ser entregue em meados do mês de dezembro.

Estes dois aviões, adquiridos pela Direcção-Geral de Armamentos (DGA), serão destacados a partir da sua principal base operacional em Roissy. Aeronaves de transporte estratégico, substituirão os dois A340 da esquadra de transporte 3/60 “Estérel”. Eles serão retirados de serviço no final de dezembro de 2020.

A330-200 da força aérea escoltado por um caça Rafale – Foto: Força Aérea Francesa

Assim que forem recebidos, o Centro de Especialização Aérea Militar (CEAM) realizará uma curta mas densa experimentação da aeronave com o objetivo de validar seu bom funcionamento, sua interface com seu ambiente operacional (preparação da missão, assistência em solo) e técnico (contrato de manutenção). ), a fim de garantir um funcionamento ideal o mais rápido possível pela ET 3/60. 

A330-200 da força aérea francesa- Força Aérea Francesa

Esses três aviões serão convertidos em MRTT ( Multi Role  Tanker  Transport ) em uma data posterior, para completar a renovação da frota de petroleiros. O A330 Phénix MRTT está em fase de ramp-up e visa substituir várias frotas antigas de aeronaves na área de reabastecimento em voo e transporte estratégico. A aquisição de três dessas aeronaves, no âmbito do plano de apoio à aeronáutica apresentado pelo governo em 9 de junho de 2020, permitirá a retirada de serviço das antigas frotas de A340 e A310. Esta aquisição foi concluída no final de agosto de 2020 com base em duas aeronaves usadas com muito bom potencial técnico e uma aeronave nova. 

Fonte:  Força Aérea Francesa

DEIXE UMA RESPOSTA