CH-47F Chinnok da IAF- Foto; Boeing

Os quatro primeiros helicópteros pesados Boeing CH-47F Chinook encomendados pela Força Aérea Indiana (IAF), chegaram ao país asiático no último dia 10 de fevereiro.

A Força Aérea Indiana encomendou 15 CH-47 Chinook por US $ 1,1 bilhão por meio de um acordo direto de venda comercial com a Boeing. O acordo inicial foi assinado em 2015.

Os helicópteros chegaram ao chegaram ao Porto de Mundra, no estado indiano de Gujara localizada a cerca de 250 km ao norte da capital indiana. Délhi.

“A chegada antecipada dos Chinooks valida o compromisso da Boeing em cumprir sua promessa de modernizar as forças de defesa da Índia”, disse a empresa.

Os novos helicópteros de fabricação norte-americana devem substituir os antigos helicópteros russos, Mi Mi-26 “Halo” da era soviética, que entrou em serviço na década de 1980.

Chinook CH-47F da IAF- Foto: Boeing

No início do mês noticiamos que a Força Aérea da Índia (IAF) havia recebido o primeiro exemplar do helicóptero CH-47F (I) Chinook. A entrega oficial aconteceu na Filadélfia e contou com a presença do Embaixador  indiano no EUA, Harsh V Shringla.

Além do grande helicóptero norte-americano, a Índia opera também o helicóptero de ataque mais famoso do mundo, o AH-64E Apache. Em 2015 o governo indiano encomendou 22 unidades do helicóptero, se tornando a 14ª nação que utiliza o Apache.