A Stelia Aerospace é uma empresa localizada na França que fornece a parte estrutural de muitas aeronaves da Airbus, e eles conseguiram um feito inédito para o setor aeronáutico.

Os engenheiros da Stelia conseguiram fabricar um painel de fuselagem, com tamanho total de 1m², através de uma impressora 3D. A empresa disse que fez a fabricação do painel usando “arco de alumínio”, demonstrando também um novo design estrutural, complexo para ser produzido com os meios comuns.

Peça produzida sem acabamento (lado esquerdo), peça produzida depois do acabamento (lado direito).

Esses painéis podem ser ligados à uma estrutura metálica através de fixadores (rebites, por exemplo), ou solda. Vale lembrar que o painel desenvolvido já conta na sua estrutura com reforços, dispensando uma estrutura extra.

De acordo com a empresa esse modelo de produção permite eliminar boa parte do desperdício de material do processo atual, além de otimizar a parte estrutural do componente de força a produzir estruturas complexas sem dificuldade.

Estrutura complexa com impressão 3D.

Isso notavelmente reduz o peso da estrutura, em comparação com os processos incorporados atualmente e o custo de fabricação, já que há um menor uso de material e mão de obra. Ah… A impressora 3D “robô” é totalmente automática.

A empresa espera expandir essa capacidade de impressão, de forma a produzir “peças estruturais muito grandes” no futuro.