Advertisement

Fornecimento nacional de Gasolina de Aviação só deve ser normalizado em agosto

A Petrobrás deverá importar Gasolina de Aviação (AVGAS) até agosto deste ano, depois da refinaria de Cubatão entrar em manutenção programada para o local que realiza o refino do AVGAS.

O Portal Aeroflap já publicou uma matéria na última semana, sobre como a falta de combustível está afetando a produção agrícola de boa parte do Brasil, neste período de produção das fazendas.

A preocupação é que a escassez de combustível está ocorrendo em um período de tratamentos importantes para lavouras estratégicas para a economia do País, como soja, cana-de-açúcar e arroz. Todas altamente dependentes da aviação agrícola.

O Brasil tem a segunda maior frota aeroagrícola do mundo. No quadro geral, dos 2115 aviões, segundo dados da Anac, dos quais cerca de metade voa a avgas. Outros 35% utilizam etanol e 15% são turboélices movidos a querosene de aviação.

A Petrobrás já importou mais de 5,5 milhões de litros de AVGAS, o que deve suprir por alguns meses a falta do combustível que até então estava sendo fornecido através da refinaria de Cubatão. Outros 7 milhões de litros serão importados em fevereiro.

Apesar de ter importado, a Petrobrás ainda depende de todo um processo de liberação da carga, e precisa contar com a pontualidade dos navios que vão entregar esse combustível.

A falta é específica pra AVGAS, outros combustíveis para aviões, como o QAV (Querosene de Aviação) estão com o fornecimento normalizado.

A Infraero lançou notas em suas redes sociais falando sobre o fornecimento do AVGAS em seus aeroportos.

 

Aeronaves de pequeno porte

Foto – Pedro Viana/Aeroflap

O maior problema será para a aviação de pequeno porte até agosto deste ano, quando a refinaria vai normalizar o fornecimento de combustível.

Boa parte dos aviões de pequeno porte são propulsionados por motores a pistão, de concepção semelhante aos motores dos carros, mas eles utilizam um combustível especial, o AVGAS, com maior octanagem e que fornece maior estabilidade na queima. Um avião de motor a pistão não pode ser abastecido nem com gasolina para carro de alta octanagem, visto que os dois combustíveis são diferentes.

O Aeroporto Campo de Marte só tem reservas até esta próxima quarta-feira (16/01), e a maioria dos aeroportos do interior já estão sem reservas.

Várias escolas de voo e aeroclubes estão parados, em dezembro aferimos que a EJ Escola de Aviação estava cancelando os seus voos já nas proximidades do dia 15, devido à falta do combustível.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Notícias, Outros

Tags: AVGAS, Petrobras