A Petrobrás deverá importar Gasolina de Aviação (AVGAS) até agosto deste ano, depois da refinaria de Cubatão entrar em manutenção programada para o local que realiza o refino do AVGAS.
O Portal Aeroflap já publicou uma matéria na última semana, sobre como a falta de combustível está afetando a produção agrícola de boa parte do Brasil, neste período de produção das fazendas.
A preocupação é que a escassez de combustível está ocorrendo em um período de tratamentos importantes para lavouras estratégicas para a economia do País, como soja, cana-de-açúcar e arroz. Todas altamente dependentes da aviação agrícola.
O Brasil tem a segunda maior frota aeroagrícola do mundo. No quadro geral, dos 2115 aviões, segundo dados da Anac, dos quais cerca de metade voa a avgas. Outros 35% utilizam etanol e 15% são turboélices movidos a querosene de aviação.
A Petrobrás já importou mais de 5,5 milhões de litros de AVGAS, o que deve suprir por alguns meses a falta do combustível que até então estava sendo fornecido através da refinaria de Cubatão. Outros 7 milhões de litros serão importados em fevereiro.
Apesar de ter importado, a Petrobrás ainda depende de todo um processo de liberação da carga, e precisa contar com a pontualidade dos navios que vão entregar esse combustível.
A falta é específica pra AVGAS, outros combustíveis para aviões, como o QAV (Querosene de Aviação) estão com o fornecimento normalizado.
A Infraero lançou notas em suas redes sociais falando sobre o fornecimento do AVGAS em seus aeroportos.
A INFRAERO foi informada hoje que o fornecimento de gasolina de aviação no Aeroporto Campo de Marte, em SP, poderá atrasar por manutenção em refinaria da Petrobras. pic.twitter.com/zWM6VTKLiz
— Infraero Aeroportos (@infraero) 14 de janeiro de 2019
A empresa monitora a questão e orienta os operadores que abastecem c/ este combustível que consultem a oferta antes de planejarem seus voos.
— Infraero Aeroportos (@infraero) 14 de janeiro de 2019
O fornecimento de querosene de aviação no Campo de Marte, por sua vez, segue estável, com a chegada de carretas das distribuidoras ocorrendo normalmente
— Infraero Aeroportos (@infraero) 14 de janeiro de 2019
Aeronaves de pequeno porte
O maior problema será para a aviação de pequeno porte até agosto deste ano, quando a refinaria vai normalizar o fornecimento de combustível.
Boa parte dos aviões de pequeno porte são propulsionados por motores a pistão, de concepção semelhante aos motores dos carros, mas eles utilizam um combustível especial, o AVGAS, com maior octanagem e que fornece maior estabilidade na queima. Um avião de motor a pistão não pode ser abastecido nem com gasolina para carro de alta octanagem, visto que os dois combustíveis são diferentes.
O Aeroporto Campo de Marte só tem reservas até esta próxima quarta-feira (16/01), e a maioria dos aeroportos do interior já estão sem reservas.
Várias escolas de voo e aeroclubes estão parados, em dezembro aferimos que a EJ Escola de Aviação estava cancelando os seus voos já nas proximidades do dia 15, devido à falta do combustível.