Aeroportos
Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Foto: Infraero.

“O Turismo na Amazônia e o Setor Aéreo”. Este foi o tema da 2ª Reunião Extraordinária do Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística (MOB-Tur), realizada nesta quinta-feira (14/10), em Brasília (DF).

Entre os assuntos debatidos estiveram iniciativas e perspectivas de desenvolvimento do turismo e as medidas adotadas para o estímulo da aviação regional no norte do Brasil.

Além do Ministério do Turismo, estiveram presentes representantes da ANP, ANAC, Ministério da Infraestrutura, BNDES e gestores públicos do turismo da região Norte.

Abrindo os trabalhos, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a importância de uma ação integrado na busca de melhorias para o setor aéreo.

“O Brasil será a bola da vez no turismo no período pós-pandemia. Nós estamos hoje com 147 novos hotéis em construção. Nossos aeroportos estão cada vez mais aumentando a procura, mas precisamos atacar de frente esse que é o maior gargalo do turismo brasileiro: o custo da passagem aérea. Contem comigo e com o Ministério do Turismo para o que for preciso para resolvermos esta questão”, disse.

Durante o encontro, os gestores de turismo da região Norte apresentaram para os representantes das empresas aéreas brasileiras iniciativas já desenvolvidas para a promoção do turismo na Amazônia.

Além disso, as aéreas puderam destacar expectativas e necessidades para viabilizar nova oferta de voos para a região. Também foi discutida medidas que possam impactar diretamente na redução do custo das passagens aéreas.

A secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, e presidente do Fórum, Débora Gonçalves, pontuou as ações realizadas pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento do setor.

“Estamos apresentando contribuições relevantes para o turismo brasileiro que envolvem a atração de investimentos, apoio ao crédito e à concessão de ativos naturais e culturais, além do fortalecimento do Programa de Regionalização do Turismo e da melhoria da mobilidade e conectividade turística. Vamos juntos aprimorar este mercado que tanto contribui para a economia do nosso país”, concluiu.

A 2ª Reunião Extraordinária do Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística (MOB-Tur) sucede reunião realizada em junho entre o Ministério do Turismo e secretários Estaduais de Turismo da região Norte. Na ocasião, o encontro teve como objetivo avaliar medidas para ampliar a oferta de voos para cidades turísticas do Norte do país.

MOB-Tur – Instituído pelo Ministério do Turismo em setembro de 2020, o Fórum MOB-Tur tem a função de discutir e propor políticas e estratégias para aperfeiçoar a mobilidade e a conectividade turística no Brasil; consultar autoridades e técnicos ligados à mobilidade e à conectividade turística e promover a coesão das ações e programas.

Além disso, se propõe a realizar estudos em temas relacionados à mobilidade e à conectividade turística, bem como observar experiências internacionais no segmento e conhecer boas práticas.

DEIXE UMA RESPOSTA