Cessna SkyCourier FedEx
Foto: Divulgação

A Cessna está perto de entregar a primeira unidade de série do SkyCourier, seu mais novo avião turboélice, voltado ao mercado regional e de cargas.

A FedEx é a primeira cliente da aeronave, e o fotógrafo Jan Jasinski, que também é piloto, conseguiu a primeira foto deste avião nas cores da empresa cargueira.

Veja na foto abaixo:

https://www.instagram.com/p/CcGvlrJLh3g/?igshid=MDJmNzVkMjY=

A FedEx encomendou um total de 100 aviões SkyCourier na versão de transporte de carga, com propósito de expandir a sua atuação regional. A primeira entrega não tem data fixa, mas deve ser realizada nas próximas semanas, após alguns voos de testes da aeronave de matrícula N408FE.

O Cessna SkyCourier é oferecido em várias configurações, incluindo cargueiro, passageiro ou misto, todas baseadas em uma plataforma comum com uma carga útil de 6.000 libras. A configuração do cargueiro foi projetada para acomodar três contêineres de carga aérea padrão (LD3), enquanto a variante de passageiro carrega até 19 passageiros e bagagem.

Além de um claro foco na aviação regional, principalmente por causa da configuração de dois motores turboélice Pratt & Whitney PT6A com 1100 hp (cada), velocidade de cruzeiro estimada em 370 km/h e autonomia de 1600 km, e com carga total cerca de 740 km.

A Cessna também apresentou uma versão cargueira do novo avião, e já nas cores da FedEx, que já aproveitou para encomendar 100 unidades desse avião.

Já com a configuração para transportar passageiros o Cessna SkyCourier tem uma larga fuselagem, capaz de levar até 3 passageiros por fileira, configuração semelhante a do Embraer Brasília, turboélice regional que outrora fez bastante sucesso nos EUA.

Sua capacidade máxima de transporte de cargas é de 2721 kg, para melhorar o avião tem itens que aumentam a robustez, como o trem de pouso totalmente fixo.