Rafale M Exocet França
Um Rafale M decola armado com mísseis ar-ar MICA e um míssil antinavio AM-39 Exocet.

A Força Aeroespacial da França lançou no dia 30 de maio o curso de Instrutor de Armas Qualificadas (QWI) para tripulantes do caça Dassault Rafale. 

Localizado no Centro de Guerra Aérea (CEAM) na Base Aérea de Mont-de-Marsan, o curso QWI segue os moldes do Strike Fighter Tactics Instructor Program da Marinha dos EUA, mais conhecido por TOP GUN, bem como aspectos do Combined Qualified Weapons Instructor da Força Aérea Real e Marinha Real Britânica.

Rafale Pilotos França Top Gun
Primeira turma de alunos do curso QWI da França.

De acordo com uma publicação do CEAM no Facebook, a primeira turma do QWI é composta por três pilotos e um navegador da Força Aérea e um piloto da Aviação Naval.

O curso compreende “seis semanas intensivas de aulas teóricas, sessões de simulador e voos reais. O objetivo deste treinamento é aperfeiçoar seu conhecimento e domínio de seu sistema de armas e aprofundar o táticas, técnicas e procedimentos”. 

Piloto de Rafale da Marinha Francesa. Foto: Monochrome Watches.

Os aviadores que concluírem o curso com sucesso obterão a qualificação QWI e poderão transmitir tudo o que aprenderam para outros membros de suas respectivas unidades. “Este curso de qualificação visa criar uma rede de especialistas táticos dentro das unidades de combate”, explicou o CEAM. 

Top Gun original

A escola Top Gun original surgiu nos EUA em 1969 como a Navy Fighter Weapons School (NFWS). Com a péssima performance da Aviação Naval em combate no Vietnã, estudos mostraram que a Marinha precisava ensinar seus pilotos a extrair o máximo de seus caças, na época o F-4 Phantom II. 

Top Gun Patch Marinha
Patch da TOP GUN da Marinha dos EUA.

O que começou como um trailer na Estação Aeronaval de Miramar (San Diego, Califórnia) virou um centro de referência em treinamento de combate aéreo.

Hoje, tanto a Marinha quanto a Força Aérea dos EUA mantém suas escolas e cursos de “armas de caça”, adaptando o currículo à medida que as ameaças vão se atualizando. Diversas forças ao redor do mundo também possuem cursos similares, em maior ou menor grau. 

Atualmente a TOP GUN é sediada junto ao Naval Aviation Warfighting Development Center (NAWDC) na Estação Aeronaval de Fallon, em Nevada.