Um A330 MRTT pousando na Base Aérea de Eindhoven, sede dos aviões da Frota Multinacional de MRTT da OTAN (MMF). Foto: Ministério da Defesa da Holanda.

A OTAN recebeu na terça-feira (31) o quinto Airbus A330 MRTT da Frota Multinacional de Reabastecedores (Multinational MRTT Fleet – MMF). A nova aeronave, matrícula T-058, pousou na Base Aérea de Eindhoven, Holanda, sede dos outros aviões da frota. 

O T-058 foi entregue à OTAN nas instalações da Airbus em Getafe, na Espanha, onde os A330 são convertidos em aviões de reabastecimento em voo e transporte. O MMF foi lançado em 2012, sendo uma parceria entre Bélgica, República Tcheca, Alemanha, Luxemburgo, Noruega e Holanda, que visa fornecer à estas nações uma capacidade estratégica de reabastecimento em voo, transporte de longo alcance e evacuação aeromédica. 

Representantes da Airbus, Organização para a Cooperação Conjunta de Armamento e da Agência de Aquisições e Apoio da OTAN durante a entrega do quinto A330 MRTT em Getafe. Foto: Airbus.

Um total de nove A330 MRTT foram adquiridos pelo Programa MMF, com opção para mais três aeronaves. Segundo a Agência de Aquisições e Apoio da OTAN (NTSP), a sexta e sétima aeronaves estão em diferentes estágios de conversão em Getafe, com previsão de entrega para fevereiro e julho de 2022. As entregas começaram em junho de 2020 e devem terminar em 2024.

A Unidade Multinacional de MRTT (MMU) agora opera a aeronave principalmente para fins de treinamento e começou a executar gradualmente as tarefas operacionais. Em julho, a tripulação realizou uma missão de transporte aéreo pela primeira vez em apoio à República Tcheca e, em maio, realizou o primeiro voo operacional para o Exército de Luxemburgo, voando um contingente nacional para uma missão de apoio no Mali. Nas últimas semanas, o MMU também esteve envolvido na evacuação de militares e civis do Afeganistão, destacou a agência. 

Tripulação que fez o transporte do A330 da Espanha para a Holanda. Foto: OTAN.

DEIXE UMA RESPOSTA