Advertisement

Fundador da Airbus, Roger Béteille, falece aos 97 anos

A Airbus comunicou hoje (25/06) com muito pesar que o fundador da empresa, Roger Béteille, faleceu aos 97 anos.

Nascido em Aveyron, França, em 1921, Roger Béteille estudou no Supaéro em Toulouse antes de ingressar na SNCASE da França, que mais tarde se tornou a Sud Aviation, em 1943. Ele recebeu sua licença de piloto em 1945, tornando-se engenheiro de testes em 1952. Ele era parte da a equipe de testes de voo no primeiro voo do Caravelle.

Em julho de 1967 a ideia de desenvolver um novo jato de duplo corredor com 300 assentos estava progredindo, e Béteille foi nomeado engenheiro chefe do programa A300 da Sud Aviation. Logo ficou claro que os clientes da Air France e da Lufthansa queriam um produto menor.

Assim, no início de 1968, o Sr. Béteille começou a trabalhar em segredo no que se tornaria o A300B, um avião de 250 lugares com um porão grande o suficiente para acomodar dois “pallets” de carga. A inovadora seção transversal da fuselagem que ele projetou ainda está em uso hoje no A330.

Conhecido como “o homem de gravata branca“, foi Béteille, juntamente com o primeiro diretor de produção da Airbus, Felix Kracht, que elaborou o trabalho que constitui a base do sistema de produção europeu da Airbus.

“Eu queria usar todos os talentos e capacidades disponíveis ao máximo, sem me preocupar com a cor da bandeira do país ou com o idioma falado”, disse ele na época. 

Ele estendeu essa abordagem para a criação de uma equipe multinacional de testes de voo. O A300B foi formalmente lançado em 1969.

Quando o grupo de interesses econômicos da Airbus Industrie (GIE) foi criado em 1970, Roger Béteille, agora vice-presidente sênior de engenharia, pressionou para que sua sede ficasse próxima da linha de montagem final em Toulouse, para que potenciais clientes pudessem ver o produto em construção.

Quando o A300B fez seu primeiro voo em 28 de outubro de 1972, Béteille havia adquirido uma forte compreensão das necessidades das companhias aéreas, algo que ele aproveitou para conquistar clientes.

Apesar dos anos difíceis que se seguiram à crise do petróleo da OPEP, seus esforços culminaram no primeiro cliente dos EUA para o A300, a Eastern Airlines, em 1977.

Desde o início, Roger Béteille alimentou um sonho: fundar uma família de aeronaves. 

“Eu estava convencido de que a Airbus nunca decolaria com uma única aeronave”, explicou ele. “Os clientes gostariam de saber se ainda estaríamos funcionando daqui a 10 ou 20 anos.”

Seu sonho realmente deu frutos no final de sua carreira, quando em março de 1984 ele conseguiu o lançamento formal do programa A320.

Roger Béteille foi fundamental no desenvolvimento dos controles fly-by-wire (FBW) para o Airbus A320, e que depois foram distribuídos para as aeronaves A330 e A340 em cockpits semelhantes, diluindo o investimento alto da empresa e padronizando as suas aeronaves.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Notícias, Outros

Tags: Airbus, história