MQ-9A Leonardo Seaspray radar AESA
Drone MQ-9A Block 5 fez seu primeiro voo de testes com o radar AESA em meados de abril. Foto: GA-ASI.

A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) integrou o radar multimodo Leonardo Seaspray 7500E V2 em uma aeronave pilotada remotamente (UAV) MQ-9A Block 5 e realizou seu primeiro voo de teste em 14 de abril, 2021.

O radar com foco marítimo também está sendo instalado para o MQ-9B SeaGuardian® RPA.

“Os benefícios deste Radar de Patrulha Marítima (MPR) no complexo ambiente litorâneo e marítimo de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) adicionarão uma consciência situacional de classe mundial para o nosso UAV”, disse o vice-presidente de Desenvolvimento Estratégico Internacional da GA-ASI, Robert Schoeffling. 

Projetado e fabricado em Edimburgo, Reino Unido, o radar Leonardo 7500E V2 é a variante mais recente da família de radares de varredura eletrônica ativa (AESA) Seaspray, com tecnologia de processador e receptor atualizada para atender às demandas em evolução do conjunto de missões ISR. O 7500E V2 é o maior e mais capaz radar AESA Seaspray e aprimora o 7500E operacionalmente comprovado.

O Seaspray aumenta muito as capacidades do drone da GA-ASI e se baseia na já estreita parceria de trabalho entre a General Atomics e a Leonardo.

Tony Innes, vice-presidente de vendas, radar e segmentação avançada da Leonardo disse: “A GA-ASI é um parceiro importante e estou muito feliz em ver nossos projetos conjuntos gerando interesse no mercado. A capacidade de vigilância marítima e terrestre de longo alcance e área ampla do Seaspray o torna ideal para o MQ-9A e o MQ-9B. O V2 oferece aumentos significativos de alcance para certos modos críticos, detecção marítima aprimorada e a capacidade de lidar com um grande número de alvos, enquanto aprimora seu conjunto de modos terrestres já capaz.”

Via GA-ASI