Geração de empregos e movimentação em aeroportos reforçam retomada da economia

Jato executivo da Embraer Praetor 600

O setor transporte rodoviário de cargas no Brasil registrou um saldo positivo de 13.238 vagas de emprego no mês de setembro. O número representa um aumento em relação às contratações do mês anterior e confirmam a tendência de alta no setor. É o que mostra os dados reunidos na Resenha Mensal do Observatório Nacional de Transporte e Logística da EPL divulgada nesta terça-feira (3).

Outro destaque para o mês é a retomada do setor aéreo, que teve um salto de 89,4% na movimentação de passageiros quando comparado a julho deste ano. Essa tendência havia sido identificada pela EPL na resenha do mês de agosto. A recuperação do setor vem sendo apoiada também pelo aumento da participação das empresas aéreas no transporte de cargas, como adiantou o último Boletim de Logística (acesse aqui).

Investimentos – De acordo com o levantamento, os gastos públicos em infraestrutura de transportes cresceram mais de 40% em setembro quando comparados com o mês de agosto. Apenas no setor rodoviário foram aplicados R$ 868,4 milhões.

Fretes – Os investimentos em melhoria da infraestrutura de transportes têm possibilitado a redução dos custos logísticos, como por exemplo foi verificado na BR-163, cujo pavimento foi finalizado no início do ano. Em setembro, foi registrada queda de mais de 10% no preço do frete na rota entre Mato Grosso e Miritituba (PA).

No entanto, essa redução não foi observada no frete médio nacional, que representa o preço médio da movimentação de diferentes tipos de cargas em diversos modos de transporte. Em setembro, esse valor registrou alta de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Concessões – O documento traz ainda o andamento do Programa de Concessões do Ministério da Infraestrutura. Em setembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou o edital de leilão e as minutas do processo de concessão de 22 aeroportos. Agora o projeto está em fase de análise pelo Tribunal de Contas da União.

 

Oportunidade na TAM Jatos Executivos

 

Divulgação TAM Jatos Executivos

 

Via: EPL


DEIXE UMA RESPOSTA