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GOL consegue reverter prejuízo com lucro de US$ 556,3 milhões no 2T23

GOL Resultados Prejuízo

A GOL Linhas Aéreas (B3: GOLL4 e NYSE: GOL), anunciou hoje o seu resultado consolidado do segundo trimestre de 2023 (2T23). Este segundo trimestre, o mais fraco sazonalmente do ano, confirmou a melhoria contínua da eficiência operacional e da produtividade, bem como posicionou a Companhia para obter resultados ainda melhores com o crescimento das viagens aéreas.

Celso Ferrer, Diretor-Presidente, comentou: “Graças ao trabalho incomparável de nosso Time de Águias, estamos entregando um desempenho operacional sólido e provendo aos nossos Clientes, continuamente, um ótimo produto com o melhor serviço da indústria. Durante este período de inverno, expandimos nossa oferta para cerca de 91% da capacidade pré-pandêmica e atingimos uma receita recorde no 2T. Além disso, mantivemos nossa abordagem disciplinada de custos para impulsionar ainda mais a produtividade e alcançamos uma receita unitária (PRASK) de 36,18 centavos (R$), um aumento de 8,9% em relação ao ano anterior, focando em nossas estratégias de gerenciamento de receita. Continuamos priorizando a confiabilidade, a rentabilidade e o fortalecimento do nosso balanço.”

Todas as informações nesse release são apresentadas em Reais (R$), de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS) e com métricas ajustadas, disponibilizadas para possibilitar a comparabilidade desse trimestre com o mesmo período do ano anterior (2T22). Indicadores ajustados (recorrentes) excluem os gastos não recorrentes relacionados ao resultado do trimestre, e estão detalhados nas respectivas tabelas.

 

Sumário dos Resultados do Segundo Trimestre de 2023 (vs. 2T22)

  • O número de Passageiro-Quilômetro Transportado Pago (RPK) aumentou 13,4%, enquanto o total de Assento-Quilômetro Ofertado (ASK) cresceu 14,0%;
  • A Receita Líquida aumentou 27,9% para R$4,1 bilhões, atingindo recorde para um segundo trimestre. As Receitas Auxiliares, especialmente das unidades de negócios Smiles e Gollog, cresceram 72,7% para R$425,6 milhões;
  • A taxa de ocupação média (load factor) ficou estável em 76,9%. A taxa de ocupação doméstica foi 77,3%, aumento de 0,7 p.p., enquanto a taxa de ocupação internacional foi de 73,1%;
  • A utilização das aeronaves foi de 10,8 horas por dia, 6% superior às 10,2 horas do 2T22;
  • O número de passageiros transportados pela Companhia foi de 7 milhões, um aumento de 19,9%;
  • A Receita Líquida por Assento-Quilômetro Ofertado (RASK) evoluiu 12,2% para 40,3 centavos (R$);
  • O yield médio por passageiro cresceu 9,5%, um recorde de 47,1 centavos (R$) para um segundo trimestre;
  • O Custo por Assento-Quilômetro ajustado diminuiu em 8,4% para 34,89 centavos (R$). O CASK Combustível reduziu 17,8% para 13,20 centavos (R$), devido à redução de 22,2% nos preços do querosene de aviação (QAV). O CASK ex-Combustível ajustado diminuiu em 1,5% para 21,69 centavos (R$) no período;
  • O EBITDA foi R$947,3 milhões com margem de 22,8%, enquanto o EBIT foi de R$537,2 milhões com margem de 13,0%;
  • O prejuízo líquido foi de R$415,7 milhões excluindo a receita de variação cambial de R$0.9 bilhão;
  • A geração de caixa operacional foi de R$0,7 bilhão devido a maiores volumes operacionais e iniciativas de capital de giro;
  • A liquidez total (caixa e equivalentes de caixa, aplicações financeiras, depósitos e contas a receber) atingiu R$4,1 bilhões em 30/06/2023, redução de 8,4% em relação a 31/03/2023; e
  • A relação dívida líquida (incluindo 7x os pagamentos de arrendamento anuais e excluindo o bônus perpétuo) sobre o EBITDA recorrente UDM foi de 6,7x em 30/06/2023 (5,0x em IFRS16 e 3,5x excluindo o SSN 2028), uma redução de 0,9x comparada a alavancagem em 31/03/2023.

 

Comentários da Administração

Nesse trimestre a GOL obteve um aumento de 14% na sua oferta (ASK) em relação a 2022, equivalente a cerca de 91% da oferta do 2T19. Combinada com melhores índices de produtividade e um portfólio maior de receitas auxiliares, a Companhia registrou margem EBITDA de 22,8%, particularmente relevante considerando que o 2T é sazonalmente o mais fraco do ano.

“Continuamos comprometidos em manter o menor patamar de custos unitários da indústria. A utilização de nossa frota operacional manteve-se elevada atingindo aproximadamente 11 horas diárias, um aumento de 5,9% em relação ao 2T22. À medida que a capacidade aumenta e toda a frota volta a operar, esperamos que, com nossa disciplina de baixo custo e o comprometimento do nosso Time de Águias em entregar a melhor satisfação ao Cliente, fortaleçamos ainda mais a vantagem competitiva da GOL no mercado”, acrescentou Celso Ferrer.

 

Confirmado Novo Patamar de Receitas e Vendas

A receita líquida da Companhia no 2T23 aumentou 28% em relação ao ano anterior, para R$ 4,1 bilhões, a maior receita no 2T de sua história, com importantes avanços nas unidades de negócios Smiles e Gollog. Esse forte desempenho da receita foi impulsionado pela contínua força da demanda, de ampla base. A Companhia também alcançou cerca de R$5,1 bilhões em volume de vendas, impulsionado principalmente pelo viajante a lazer.

Diversas iniciativas contribuíram para um aumento significativo de 12,2% no RASK (receita por assento-quilômetro disponível) e um aumento de 9,5% no yield em relação ao 2T22.

“Nossa disciplina na gestão de yield nos permitiu alcançar um contínuo crescimento de receita unitária. Esses resultados foram possibilitados por nossa disciplina de capacidade e gestão de inventário, além de nossos investimentos contínuos em ferramentas e tecnologias para gestão de tarifas e estoques. Nossos canais digitais garantiram uma experiência aprimorada para nossos Clientes e facilitaram a venda de serviços adicionais que agregaram ainda mais valor à viagem”, afirma Eduardo Bernardes, Diretor Vice-Presidente Comercial.

 

Desempenho de Custo e Gerenciamento de Capacidade

A GOL continua seu processo de retomada de oferta, baseado no crescimento sustentável e na diversificação com a abertura de novas bases, com foco no mercado regional. A taxa de ocupação da Companhia aumentou para 76,9%, 0,3 ponto percentual acima do 2T22.

A GOL expandiu sua oferta (ASKs) em 14,0% em relação ao 2T22, atingindo cerca de 91% de sua capacidade no 2T19 e superando 100% em datas selecionadas. Em relação ao 1T23, trimestre sazonalmente mais forte, o ASK reduziu aproximadamente 8%. A utilização das aeronaves atingiu 10,8 horas diárias, corroborando o foco da Companhia em melhorar seus indicadores de produtividade, e apoiando ainda mais a redução de seu custo unitário. No mercado internacional, a Companhia continuou aumentando sua oferta em um ritmo mais forte (73,1% versus 2T22), atingindo cerca de 63% de sua capacidade no 2T19.

O número de decolagens aumentou aproximadamente 20% em relação ao 2T22, principalmente devido ao redesenho da malha e à abertura de mercados regionais. As cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, em São Paulo, que passaram a receber os Boeings 737 da GOL, conectando Clientes a diversos destinos nacionais como Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Brasília.

O custo unitário (CASK) excluindo a frota de carga atingiu 34,89 centavos (R$), cerca de 3% abaixo do trimestre anterior, mesmo com uma oferta em ASK inferior em 8%. A redução do custo do querosene de aviação no período ajudou a reduzir o custo unitário no trimestre. O custo unitário excluindo combustível (CASK Ex-Comb) e excluindo a frota de carga atingiu 21,69 centavos (R$), cerca de 1,5% inferior ao 2T22 e 7,2% superior ao 1T23, mesmo com redução de 8% no abastecimento no mesmo período.

 

Smiles e Gollog Continuam Alavancando Valor

GOL Smiles

A Smiles Viagens, nossa nova operadora de turismo, foi lançada neste trimestre. Resultado da sinergia entre a GOL e a Smiles, ela permite a oferta de pacotes completos para o mercado B2C com uma experiência única de venda online, tanto para destinos nacionais quanto internacionais. Ainda neste ano, passará a atender também o mercado B2B, e ampliará seu alcance para agentes de viagens e outros canais de distribuição, além de fortalecer parcerias com agências, hotéis e com toda a cadeia do turismo.

No 2T23, a Companhia manteve o alto ritmo de crescimento de seus negócios de cargas e fidelidade, tanto em faturamento quanto em receita. O faturamento desses negócios combinados foi de R$1,4 bilhão, enquanto a receita auxiliar da GOL cresceu 72,7% no mesmo período.

A Gollog, mais que dobrou sua receita bruta trimestral para R$247 milhões em relação ao ano anterior. Durante o 2T23, a Companhia adicionou uma aeronave cargueira Boeing 737 à sua frota, totalizando quatro, como parte do acordo de exclusividade com o Mercado Livre para o transporte de cargas. Espera-se que o total de aeronaves de carga chegue a seis até o final do ano, e tem potencial para expansão para 12 aeronaves de carga no futuro.

A Smiles, maior programa de fidelidade do país, obteve crescimento no faturamento de 21,6% em relação ao 2T22, atingindo patamares superiores a R$1,2 bilhão. A Smiles obteve crescimento de 10% na base de membros cadastrados e possui cerca de oito milhões de participantes a mais em relação ao seu concorrente mais próximo.

“Desde a reincorporação da Smiles, as sinergias de negócios continuam sendo capturadas em ritmo acelerado. Em menos de dois anos, a Smiles praticamente dobrou seu faturamento em relação ao período pré-pandemia. Agora, com a Smiles Viagens em operação, vislumbramos potencial de receita adicional para contribuir ainda mais com a evolução de nossas receitas acessórias e com o fortalecimento da GOL como um todo,” afirma Carla Fonseca, Diretora de Experiência do Cliente e Presidente da Smiles.

 

Fidelização e Experiência do Cliente

A Smiles expandiu sua base de clientes em mais de 8% para 21,8 milhões em relação ao 2T22, demonstrando o alto valor que está sendo extraído da combinação do negócio de fidelidade com a empresa aérea operacional em 2021.

A Companhia focou em diversas iniciativas e investimentos importantes, incluindo a expansão de sua malha e a entrada em novos mercados regionais, melhorias de seus canais digitais e a evolução contínua de seus negócios de cargas (Gollog) e fidelidade (Smiles).

A GOL foi reconhecida como a Melhor Companhia Aérea da América do Sul (APEX Passenger Choice Award 2023), o que demonstra a dedicação e o esforço do Time das Águias em superar as expectativas dos passageiros. Também reflete o compromisso contínuo da Companhia em Ser a Primeira para Todos, oferecendo serviços excepcionais com qualidade de voo e uma experiência única do Cliente. Por meio de sua dedicação em oferecer voos seguros, confortáveis e eficientes, a GOL se mantém como líder do setor, estabelecendo um padrão de excelência que eleva a indústria aeronáutica na região.

 

Atualização das Iniciativas de Frota

Durante o 2T23, como parte do plano de transformação da frota, a Companhia devolveu duas aeronaves Boeing 737-NG, o que reduziu a ociosidade da frota, e recebeu uma nova aeronave cargueiras Boeing 737-NG. Em 30 de junho de 2023, a GOL contava com uma frota de 143 aeronaves Boeing 737, sendo 38 MAXs, 101 NGs e quatro cargueiros 800BCFs.

“A GOL é pioneira na renegociação de passivos. Em dezembro de 2022, a Companhia lançou com sucesso uma dívida garantida para endereçar passivos com nossos arrendadores, expandida ainda mais com dois outros retaps em 2023. A GOL também completou recentemente um grande movimento de reestruturação de dívida, liderado pelo Abra Group, onde US$1,1 bilhão em valor de face de dívida em mercados de capital foi recomprado. Espera-se que a atual restruturação dos nossos contratos de arrendamento permita um aumento de longo prazo de fluxo de caixa livre, honrando nossos compromissos e parcerias,” concluiu Mario Liao, Diretor Vice-Presidente Financeiro.

 

Desenvolvimentos ESG

#MeuVooCompensa é um passo importante e inovador na neutralização voluntária de carbono pelos Clientes. A GOL oferece compensação de carbono na compra de passagens pelo site da Companhia e, desde o início da parceria com a MOSS no 2T21, mais de 14 mil toneladas de CO2 já foram compensadas, equivalente a mais de 3.600 hectares de florestas preservadas.

Em maio, a ANAC autorizou a GOL a utilizar a Navegação Digital a bordo das aeronaves, o que contribuirá ainda mais com as atuais iniciativas de economia de papel e combustível. Desde o início do Projeto Paperless, em 2018, a Companhia estima que já economizou 41,5 milhões de folhas de papel e 48,9 milhões de litros de querosene de aviação.

A GOL criou grupos de afinidade para intensificar e ampliar o debate sobre diversidade e inclusão, além de intensificar o programa de treinamento de todo o Time de Águias.

A Companhia iniciou um Censo Demográfico para conhecer melhor os Colaboradores e fortalecer os valores do Time de Águias com a cultura GOL, de ser simples, humana e inteligente.

 

 

 

Via: GOL

 

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