GOL Mercado Livre Boeing 737-800
Foto: GOL/Divulgação

A GOL e a empresa de comércio eletrônico Mercado Livre anunciaram uma parceria para a ampliação das operações de carga de ambas as empresas.

A parceria prevê um acordo histórico entre seu negócio de logística GOLLOG, que opera serviços de carga para 52 aeroportos e mais de 3.900 destinos no Brasil, e o Mercado Livre, que opera marketplaces para e-commerce e leilões online.

Segundo informado em uma coletiva da GOL, o Mercado Livre passará a contar com 9 aeronaves do modelo 737 cargueiros, com as 3 primeiras unidades chegando em junho, além da chegada de mais três unidades ao longo do ano.

O negócio contempla seis aeronaves da GOL modelo Boeing 737-800 e faz parte do pacote de investimentos de R$ 17 bilhões que o Mercado Livre anunciou para este ano no Brasil. Com a força operacional da Companhia aérea, a empresa espera reduzir em até 80% o tempo de entrega para rotas mais longas, como as regiões Norte e Nordeste, e em até 50% em rotas médias, como Centro-Oeste.

Os aviões destinados à operação fazem parte da frota atual da GOL e passarão por um processo de conversão para cargueiros, sendo designados como 737-800 BCF (Boeing Converted Freighter), equipamentos inovadores em termos de carga e eficiência, com capacidade de 24 toneladas.

Após a conversão, as aeronaves terão a cor e a logomarca do Mercado Livre. A GOL Aerotech, unidade de negócios da Companhia especializada em manutenção, reparos e revisões de aeronaves e componentes está em processo de certificação para executar integralmente as conversões das próximas aeronaves em seu centro de manutenção em Confins-MG.

Com isso, tanto o Mercado Livre quanto a GOL passarão a ter uma das frotas mais jovens para as operações de cargas, sendo que três aeronaves da GOL entrarão em operação no segundo semestre deste ano. Outras três serão integradas à frota até o terceiro trimestre de 2023. O acordo considera também a opção de adicionar outras seis aeronaves de carga até 2025.

Com informações: GOL