Apesar da LATAM ter fechado 2018 com o maior número de passageiros transportados no Brasil, quando unimos dados da aviação doméstica e internacional, a GOL fechou o último ano como líder de mercado no mercado doméstico.

A participação da “laranjinha” no mercado de aviação doméstica foi de 35,7% em 2018, apesar disso, a empresa registrou variação negativa de 1,2% em relação ao acumulado de 2017.

A segunda nesse ranking, com 31,9%, a Latam também viu seu indicador diminuir 2,1% no ano passado.

A Azul foi a empresa que mais expandiu no mercado doméstico. Com crescimento de 4,4%, a companhia passou de 17,8%, em 2017, para 18,6%, no ano passado.

A Avianca, quarta da lista, também variou positivamente (3,4%) no acumulado de janeiro a dezembro de 2018. A empresa fechou o ano com participação de 13,4%.

No transporte geral de passageiros, somando os números do mercado internacional e nacional, a LATAM transportou 34,113 milhões de passageiros, enquanto a GOL transportou 33,393 milhões, também contabilizando os mercados nacionais e internacionais.

Vale ressaltar que os números do parágrafo acima são dados retirados do relatório da ANAC divulgado hoje, e contabiliza o número bruto de passageiros transportados, e não o RPK (passageiros-por-quilômetro-pago).

 

Mercado Internacional

LATAM finalizou como líder de transporte no mercado internacional. Foto – LATAM/Divulgação

Na participação de mercado entre as companhias brasileiras, a Latam fechou 2018 com o acumulado de 68,5%, percentual 8,5% menor do que a empresa obteve no ano anterior.

A Azul apresentou a segunda maior participação, com 14,6%. Na comparação com igual período do ano passado, a empresa apresentou crescimento anual de 23,7% no indicador.

A Gol, que em 2017 acumulou 10,8% de participação, variou 10,4% negativamente na comparação com 2018, encerrando o ano com fatia de 9,6%.

A Avianca foi a aérea com o maior crescimento no segmento, com variação de 183%. A empresa passou de 2,6%, no acumulado de 2017, para 7,3%, no ano passado.

 

Demanda e transporte no geral

No ano passado, as empresas aéreas brasileiras transportaram um total de 103.001.087 passageiros pagos em voos domésticos e internacionais. O número representa uma elevação de 4,1% em relação aos 98.984.674 passageiros pagos que usaram o transporte aéreo em 2017.

A elevação no mercado doméstico em 2018 foi de 3,3% ante o ano anterior. Nesse mercado, as empresas brasileiras, juntas, transportaram 93,6 milhões de passageiros, contra 90,6 milhões no ano anterior.

No ano passado, no mercado doméstico, a demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados, RPK) registrou aumento de 4,4%, comparada com janeiro a dezembro de 2017. A oferta cresceu 4,6% em igual período, maior variação dos últimos sete anos.

 

Via – ANAC