A Casa Branca confirmou que assinou um contrato com a Boeing, no valor de US$ 3,9 bilhões, para a construção de duas aeronaves Air Force One, em um novo projeto baseado no 747-8i, maior e mais potente que o atual 747-200.

O Air Force One é uma aeronave com modificações especiais, com finalidade de transportar o presidente dos Estados Unidos, devido às particularidades de projeto que mesclam características de aeronaves militares e civis.

De acordo com a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, as duas aeronave serão entregues em 2024, depois de modificações, e vários testes de confiabilidade, incluindo uma certificação de uso militar.

Os 747-8i vão passar por uma modificação completa, o contrato prevê um interior executivo, além de um sistema de autodefesa de alto nível, aparelhos de comunicação embarcados de última tecnologia, instalações médicas, dentre outros recursos.

Atualmente a Força Aérea Americana usa dois aviões Boeing 747-200B com modificações para o transporte principal do presidente norte-americano, esses aviões tem quase 30 anos de uso. A USAF ainda tem um Boeing 757 presidencial para atender voos para aeroportos de menor porte.

A pintura do novo Air Force One será alterada, para incluir todas as cores da bandeira dos Estados Unidos na fuselagem, o vermelho, azul escuro e branco.