Voo de tetse com um M-345HET- Foto: Leonardo

O Governo italiano assinou ontem um contrato de compra com a fabricante Leonardo para o fornecimento de 13 aeronaves de treino avançado M-345 HET (High Efficiency Trainer). O contrato tem o valor de 300 milhões de euros, e inclui sistemas de treinamento em terra e um pacote de suporte logístico de cinco anos.

Antes de fechar esse acordo já tinha outro para o fornecimento de cinco aeronaves, com essas 13 novas aeronaves sobe para 18 aeronaves M-345 que irão operar na Força Aérea Italiana. O primeiro dos 18 M-345HET deverá chegar às mãos dos pilotos italianos em 2020 no 61 ° Stormo (Wing), localizado em Galatina, Lecce, no sudeste da Itália.

Os jatos fornece ao piloto que o comanda uma experiência moderna e já o introduz dentro da aviação de caça de ponta, a Força Aérea italiana opera caças de alta performance como o Eurofighter Typhoon e o stealth F-35, sendo uma das principais nações estrangeiras a operar o caça da Lockheed Martin.

“O IFTS (Escola Internacional de Treinamento de Voo) garantirá o crescimento e a internacionalização da escola de treinamento da Força Aérea Italiana e, ao mesmo tempo, aumentará suas capacidades e a gama de soluções de treinamento de pilotos oferecidas aos clientes. O IFTS alavancará os ativos de treinamento existentes e a experiência em treinamento avançado de pilotos militares da Força Aérea Italiana, além de Leonardo fornecer quatro aeronaves adicionais M-346, novos sistemas e serviços a partir de 2019 ”, disse o comunicado oficial de Leonardo na época. 

Uma das formas de uso do M-345 HET

Aeronave M-345 HET na pintura da Frecce Tricolori- Foto; Autor Desconhecido

A Força Aérea Italiana já opera a versão antiga do M-345 (que é a atual sendo usada pela força). Os jatos servem como posto de treino aos pilotos, bem como fazem parte da Esquadrilha Oficial da Itália.

Até 2016 a esquadrilha operava o M-339 PAN, no ano subsequente. Desde então está sendo introduzido o novo M-345HET, a esquadrilha é composta por 9 aeronaves e foi criada nos anos 80.


Fonte de apoio: The Aviationist / Edição: Aeroflap