Advertisement

Governo italiano quer fechar acordo para Lufthansa comprar parte da ITA Airways já em abril

ITA Airways Itália Europa Voos Brasil aeroporto do Galeão Roma

A ITA Airways será enfim privatizada, e o acordo com a Lufthansa deve ocorrer já no próximo mês de acordo com fontes próximas ao governo italiano. Agora as autoridades italianas estão empenhadas em finalizar toda a parte burocrática até meados de agosto ou início de setembro.

Em novembro, a Lufthansa disputava a preferência do governo italiano em um consórcio com a MSC, que se retirou da disputa, mantendo a disputa direta com o consórcio Delta, Air France-KLM. A companhia alemã mesmo sozinha, ainda era considerada a melhor proposta de compra.

Com previsão de ser finalizado entre os dias 19 e 21 de abril, o governo quer evitar obstáculos regulatórios com as autoridades incluindo a Comissão Europeia conforme relata o AeroTime

Veja também:

O acordo prevê inicialmente a compra de 40% da ITA Airways pela Lufthansa, e ao longo dos próximos anos a fatia de participação e controle sendo aumentada gradativamente. Para a compra de parte da empresa, a aérea alemã deverá desembolsar entre 450 e 480 milhões de euros.

Lufthansa Airbus

“Essas negociações se concentrariam principalmente na forma de um possível investimento de capital, na integração comercial e operacional da ITA no Lufthansa Airline Group, bem como nas sinergias resultantes”, disse a Lufthansa durante o anúncio oficial da proposta pela ITA Airways.

Importante ressaltar que a companhia italiana encerrou o ano de 2022 com prejuízo de 486 milhões de euros, o que possivelmente trouxe impactos para a negociação ser finalizada o quanto antes.

Durante os anúncios dos resultados dos primeiros meses de operação da ITA Airways, os diretores da aérea reforçaram que os resultados eram esperados pois se trata dos primeiros momentos de operações da companhia após a mudança a partir da Alitalia.

Desde a sua fundação em outubro de 2022, o governo italiano já havia sinalizado que iria buscar a privatização da empresa, algo que poderá ser concretizado com a Lufthansa muito em breve.

 

 

Com informações do AeroTime

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.