Nesta sexta-feira (16) o Governo de Portugal divulgou uma atualização para a entrada no país através das fronteiras terrestres e aéreas, para aqueles que chegam de avião.

A decisão governamental retirou a suspensão dos voos com origem ou destino no Brasil e no Reino Unido, apenas para viagens essenciais, à semelhança do que já acontecia com os voos provenientes de outros países.

Deste modo, Portugal autoriza novamente o trânsito de pessoas entre o Brasil e o país europeu, porém com algumas restrições.
 
Está autorizado o trânsito ou a entrada em Portugal de cidadãos portugueses ou residentes em viagens por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias.
 
Todas as pessoas que chegam a Portugal por via aérea (exceto as crianças que não tenham completado 24 meses de idade) têm de apresentar comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para SARSCoV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque.
 
Os passageiros que chegam em Portugal sem o comprovativo de realização do teste têm de o realizar no interior do aeroporto, e aguardar o resultado no próprio local.
 
Além disso, todos os passageiros que partem do Brasil devem cumprir um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde. 
 
 

Retomada de voos da TAP ao Brasil

TAP Air Portugal Airbus A330neo

Juntamente com as novas medidas, a TAP Air Portugal anunciou que vai retomar a realização de voos regulares entre os dois países, suspensos pelo menos desde o início de março deste ano.

A TAP realizará inicialmente voos regulares para Brasília, Belo Horizonte (MG), Recife (PB), Salvador (BA), com duas frequências semanais em cada cidade. Para Fortaleza (CE) com três frequências semanais. Para São Paulo e Rio de Janeiro com seis frequências semanais em cada cidade.

Outras ligações cargueiras não regulares podem ser realizadas neste período, pela demanda de carga entre os dois países. Os voos regulares totalizam 25 por semana em um primeiro momento.

No verão do hemisfério norte a companhia espera expandir seus voos no Brasil, acrescentando as cidades de Belém, Natal e Porto Alegre na lista de destinos.

Além da TAP, a Azul também está retomando os voos entre os dois países (confira mais sobre isso Clicando Aqui).