Advertisement

Gripen e KC-390 sofrem vetos de Lula no orçamento de 2024

Caça Saab F-39 Gripen E da Força Aérea Brasileira, FAB.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou na última terça-feira (02) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024. O texto, que estabelece as regras para a elaboração e execução do orçamento do governo federal para este ano, foi publicado com uma série de vetos para diversos programas. Na defesa, programas estratégicos como o dos caças Saab F-39 Gripen e cargueiros Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) foram vetados. 

O texto original foi aprovado no Congresso no final de 2023 e foi publicado no Diário Oficial da União nesta semana, com as alterações assinadas por Lula. O governo manteve a determinação para déficit fiscal zero em 2024, que deve impedir que a União gaste mais do que arrecada. 

As contas do governo serão consideradas cumpridas se o resultado variar entre um déficit de R$ 28,75 bilhões e um superávit de igual valor. Esse intervalo corresponde a 0,25% do PIB para mais ou para menos, conforme definido pelo novo arcabouço fiscal, segundo nota da Agência Senado.

Embraer KC-390 - C-390 - Millennium da Força Aérea Brasileira. Foto: Gabriel Centeno.
Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira. Foto: Gabriel Centeno.

O Projeto de Lei Orçamentária teve vetos em várias áreas. Para o Ministério da Defesa, um total de dez programas foram vetados da LDO 2024, sendo três da Aeronáutica. São eles: 

  •  AQUISIÇÃO DE AERONAVES DE CAÇA E SISTEMAS AFINS – PROJETO FX-2
    AERONAVE ADQUIRIDA (% DE EXECUÇÃO FÍSICA)
  • AQUISIÇÃO DE CARGUEIRO TÁTICO MILITAR DE 10 A 20 TONELADAS – PROJETO KC-390
    AERONAVE ADQUIRIDA (UNIDADE)

  • RECOMPOSIÇÃO DOS MEIOS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
    MEIO MILITAR DISPONIBILIZADO (UNIDADE)

Relação de programas de Defesa vetados por Lula na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024.
Relação de programas de Defesa vetados por Lula na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024.

O documento e genérico e não traz detalhes sobre como os programas do Exército, Marinha e Aeronáutica são afetados. No final do texto, após a relação de vetos, vem a seguinte justificava para os cortes. 

“Veto por arrastamento, em razão da contrariedade ao interesse público que maculou o art. 4º do Projeto de Lei, cujo teor ampliaria o rol das prioridades da Administração Pública federal para 2024, de modo a dispersar os esforços do Governo para melhorar a execução, o monitoramento e o controle das prioridades já elencadas.”

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: fab, Gripen, KC-390, Lula, usaexport