Advertisement

Gripen: pilotos veteranos conhecem de perto o novo caça da FAB

Comitiva da ABRA-PC, formada por pilotos de caça veteranos, pode conhecer o F-39 Gripen em Anápolis. Foto: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER

Na última quinta-feira (02), uma comitiva da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC) pode conhecer de perto o Saab F-39 Gripen, novo avião de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). 

Segundo a FAB, a visita dos veteranos começou pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), em Brasília, onde a comitiva foi recebida pelo Tenente-Brigadeiro Damasceno, Comandante da Aeronáutica. Os militares da reserva assistiram apresentações sobre o programa de inovação estratégica; a introdução ao Planejamento Baseado em Capacidade (PBC) no Brasil; e o desenvolvimento do PBC e do Plano de Configuração de Força da Aviação de Caça.

“Orgulhamo-nos em ter uma Aviação capaz de utilizar sua dignificante história para traçar rotas seguras, voltadas à superação dos desafios, e que tem, no reconhecimento do precioso valor da força, um legítimo instrumento para a paz social”, disse o TB Damasceno sobre a aviação de caça da FAB. 

À tarde, a comitiva se deslocou à Base Aérea de Anápolis (BAAN) em um avião do Esquadrão Condor, que foi interceptado por um dos recém-introduzidos F-39. No cerrado, foram recebidos pelo comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, que os conduziu às instalações do 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, unidade que opera os Gripen.

F-39 Gripen 4102. Imagem: FAB
F-39 Gripen 4102. Imagem: FAB

O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto, ministrou um briefing sobre a aeronave, e, após a conversa, guiou os integrantes em visita às instalações inauguradas no último ano, incluindo o sistema de planejamento de missão e o simulador de voo. 

Na ocasião, os envolvidos tiveram, ainda, a oportunidade de realizar uma visita a um dos caças F-39 Gripen, já em operação pelo Esquadrão. 

Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto, comandante do 1º GDA. Foto: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER
Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto, comandante do 1º GDA. Foto: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER

O Comandante do 1º GDA falou sobre a importância em receber a Comitiva. “É uma honra podermos demonstrar diretamente, para tão seleto grupo, o nível de comprometimento e dedicação do nosso pessoal, a elevada capacidade técnica de nossas equipagens e a efetividade das ações em prol da operação do F-39 Gripen.”

“Ele é o mais moderno e tecnológico vetor em atividade na Força Aérea Brasileira, e sua operação elevou o Brasil a um novo patamar no que tange à defesa aérea e à capacidade dissuasória do nosso país”, disse.

Coronel Aviador Renato Leal Leite, comandante da BAAN. Foto: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER
Coronel Aviador Renato Leal Leite, comandante da BAAN. Foto: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER

O Comandante da BAAN também expressou sua alegria como anfitrião da visita. “Receber o Comandante da Aeronáutica, os membros do Alto-Comando e os membros da ABRA-PC é motivo de muito orgulho para nossa Unidade, em especial por podermos apresentar uma visão prospectiva da nossa Base Aérea e atestar que seguimos incansáveis na busca pela excelência, cumprindo com afinco nossa missão”, concluiu.

Para o Presidente da ABRAC-PC, Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico, a visita foi muito importante para ver o que a FAB projeta para o futuro. “Estamos nesse evento hoje, onde o EMAER apresentou a FAB do futuro. O encontro nos trouxe um conhecimento muito grande, pudemos perceber o planejamento e sentimos uma confiança muito grande em um futuro mais brilhante para nossa Força”, comentou.

Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico, presidente da ABRA-PC. Foto: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER
Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico, presidente da ABRA-PC. Foto: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER

ABRA-PC

A ABRA-PC é uma associação civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, de caráter cultural, recreativo e social, e tem por finalidade estreitar os laços de união e solidariedade entre os Pilotos de Caça da Força Aérea Brasileira, em especial os da reserva e reformados, e entre esses e os demais formados em outras Forças Armadas, nacionais ou estrangeiras, buscando estimular e preservar as tradições e o espírito de corpo, bem como promover a interação entre os associados e a Força Aérea Brasileira.

Via Força Aérea

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.