• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Grupo LATAM realizou primeiro voo internacional com Combustível Sustentável de Aviação

Foto: Divulgação

O grupo LATAM realizou o seu primeiro voo internacional utilizando Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês). O voo foi operado pela LATAM Cargo Chile a partir do Aeroporto de Zaragoza (Espanha) com destino à América do Norte. A operação é mais um passo importante da estratégia de sustentabilidade do grupo LATAM para alcançar a neutralidade de carbono até 2050. 

O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é produzido com matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras, óleos, entre outros, que são coprocessados juntamente ao combustível convencional, resultando em um produto final sintético e com baixo teor de CO2. Para a operação foram utilizados 30 mil litros de SAF coprocessado com óleo de cozinha usado e incorporado ao combustível de aviação tradicional.

O SAF utilizado pela LATAM foi certificado internacionalmente pelos procedimentos ISCC EU (International Sustainability Carbon Certification) que garantem a sua sustentabilidade. Foi fornecido pela Air bp, um dos maiores provedores mundiais de combustível de aviação e representa a primeira produção de SAF coprocessado na Espanha, na refinaria de Castellón. Este marco torna a LATAM o primeiro grupo de companhias aéreas abastecido com SAF da Air bp no Aeroporto de Zaragoza (Espanha), um feito que só foi possível graças ao trabalho colaborativo entre LATAM e Air bp, além de parceiros como a AENA (administradora do aeroporto) e o Exolum (operador logístico).

Atualmente, é permitido utilizar até 5% de matéria-prima sustentável no coprocessamento deste SAF, que contribui para diminuir em cerca de 80% as emissões de carbono ao longo do seu ciclo de vida se comparado com o combustível de aviação convencional.

 

Via: LATAM

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]