Advertisement

Há 40 anos eram entregues os primeiros T-27 Tucano para a FAB

Tucanos da FAB seguem em operação 40 anos após primeira entrega. Foto: Suboficial Johnson/ FAB.

O dia 29 de setembro de 1983 ficou marcado na história da aviação brasileira. Nesta data ocorreu a entrega das oito primeiras aeronaves Embraer T-27 Tucano para a Força Aérea Brasileira. Sucesso de vendas da fabricante, o T-27 atinge os 40 anos de serviço com a FAB ao mesmo tempo em que recebe uma ampla modernização. 

O Tucano foi desenvolvido pela Embraer a pedido da própria força aérea, que precisava de uma aeronave nova para substituir os treinadores T-37 Tweet, de origem norte-americana.  Designado EMB-312 pela Embraer, recebeu o nome Tucano após uma consulta aos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), que sugeriram uma infinidade de nomes. 

O T-27 fez seu primeiro voo em 19 de agosto de 1980, tornando-se o mais moderno treinador da época. O turboélice trazia inovações como o assento traseiro mais alto melhorando a visão do instrutor e disposição dos instrumentos no cockpit, mais semelhantes a dos aviões de caça e ataque da época. Três anos depois a FAB recebia os aviões. Matriculados 1303 a 1310, os Tucanos foram entregues na sede da Embraer, sendo seis aeronaves para a Esquadrilha da Fumaça e duas para a AFA. 

Entrega dos primeiros T-27 Tucano para a força aérea em 1983. Foto: Embraer via Rudnei Dias da Cunha/História da Força Aérea Brasileira.
Entrega dos primeiros T-27 Tucano para a força aérea em 1983. Foto: Embraer via Rudnei Dias da Cunha/História da Força Aérea Brasileira

Além de ser empregado como plataforma de instrução avançada, o T-27 também recebeu armamentos para desempenhar missões de ataque ao solo e defesa aérea, redesignado como AT-27. Robusto, versátil, barato e de fácil operação, o Tucano também foi sucesso de vendas com exportação para 17 países, muitos dos quais ainda operam o modelo. Também foi fabricado sob licença pela Shorts britânica, que inclusive remotorizou a aeronave. 

Respondendo à uma licitação norte-americana e, novamente, necessidades da Aeronáutica, a Embraer desenvolveu o ALX, também chamado de Tucano JPATS, mais tarde rebatizado como A-29 (EMB-314) Super Tucano.

Mais moderno, potente e capaz, o Super Tucano substituiu os AT-27 armados dos esquadrões Flecha, Grifo e Escorpião, bem como o AT-26 Xavante na formação dos pilotos de caça. Assim como seu predecessor, também foi sucesso de vendas e hoje opera em 16 países. Em 2013 os T-27 da Esquadrilha da Fumaça também cederam lugar aos A-29, encerrando 30 anos de acrobacias aéreas.  

T-27M

O T-27 permanece em serviço na AFA junto ao 1º Esquadrão de Instrução Aérea, o Cometa, onde os cadetes aviadores concluem sua fase de formação em voo no quarto e último ano de academia. Para atender as necessidades atuais, a FAB iniciou em 2019 a modernização da frota de T-27.

A principal diferença está no cockpit, que recebeu displays multifuncionais coloridos no lugar dos mostradores analógicos. A pintura também mudou: agora ostentam um esquema digitalizado em cores laranja, preto e branco, novamente escolhido (e desenhados) pelos próprios cadetes.

Modernização dos T-27 incluiu substituição de aviônicos e nova pintura. Foto: Suboficial Johnson/FAB.
Modernização dos T-27 incluiu substituição de aviônicos e nova pintura. Foto: Suboficial Johnson/FAB.

Sob os comandos do Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo, o primeiro T-27M (Modernizado) fez seu primeiro voo em 23 de outubro de 2020. As quatro primeiras aeronaves modernizadas foram entregues à AFA em dezembro de 2021, marcando uma nova fase na formação de pilotos militares no Brasil. 

Com informações de Rudnei Dias da Cunha e Academia da Força Aérea.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Embraer, fab, T-27 Tucano, usaexport