Advertisement

Helicóptero do Exército sofre acidente em Terra Yanomami

Helicóptero HM-1 Pantera do Exército Brasileiro caiu durante missão em Terras Indígenas Yanomami, em Roraima.

Um helicóptero HM-1 Pantera do Comando de Aviação do Exército Brasileiro sofreu um acidente na quarta-feira (06), durante a A Operação Catrimani de apoio às populações indígenas em Terras Yanomami. A aeronave fez um pouso forçado em uma área perto do 4º Pelotão Especial de Fronteira (4o PEF), Batalhão Coronel Ricardo Pavanello, em Surucucu (RO). 

Segundo o Comando Militar da Amazônia (CMA), o HM-1 de matrícula EB-2023 pertence ao 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), com sede na Base Aérea de Manaus. O helicóptero participava da distribuição de cestas básicas, como parte da operação conjunta das forças armadas. 

A bordo estavam os dois pilotos, dois mecânicos de voo e um funcionário da FUNAI. Todos foram resgatados com vida e encaminhados para atendimento médico. 

Aeronave do Exército ficou destruída. Cinco ocupantes foram resgatados com vida.
Aeronave do Exército ficou destruída. Cinco ocupantes foram resgatados com vida.

A imagem que circula pela internet mostra a aeronave apoiada em seu lado esquerdo, bastante danificada com portas e acessos abertas, pás dos rotores quebradas e a cauda partida, com o característico rotor fenestron no chão. 

Em nota, o Centro do Comunicação Social do Exército Brasileiro diz que as informações estão sendo gerenciadas pelo CMA, que já adotou as providências necessárias no apoio às vítimas. Uma equipe da Aviação do Exército, especializada em acidentes aeronáuticos, vai apurar sobre as causas do acidente.

Desenvolvido na França pela Aérospatiale (mais tarde Eurocopter e hoje Airbus Helicopters) como o AS365, o HM-1 Pantera foi um dos primeiros modelos adquiridos pelo Exército quando reestabeleceu seu braço de aviação na década de 1990. As aeronaves estão sendo modernizadas para o padrão Pantera K2, que inclui novos motores Turbomeca Arriel 2C2CG mais potentes, piloto automático de quatro eixos, glass cockpit, novo rotor de cauda e demais upgrades. A aeronave pode transportar dois pilotos e sete a dez passageiros. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Exército Brasileiro, Pantera