Foto: FAB

Nesta segunda-feira (25/03), foi realizada, em Guaratinguetá (SP), a cerimônia alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica e ao 78º Aniversário da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), instituição de ensino que forma militares especializados em várias áreas para atender as demandas da Força Aérea Brasileira (FAB).

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez e contou com a presença do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, além de autoridades civis e militares.

O Comandante da Aeronáutica parabenizou os especialistas da FAB. “Aqui, na Escola de Especialistas de Aeronáutica, são formados nossos sargentos, homens e mulheres, que compõem a engrenagem da Força Aérea. São esses profissionais que trabalham com disciplina, amor e coragem para também controlar, defender e integrar nosso território de 22 milhões de quilômetros quadrados. Parabéns a esses profissionais”, ressaltou.

Durante a cerimônia foi dado destaque à Escola de Especialistas de Aeronáutica pelos 78 anos de criação. O Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, destacou a importância da data.

“Celebrar o dia do Especialista e o aniversário desta Escola vai muito além de comemorar uma data. É ratificar a própria história e enaltecer a relevância desta Organização única na Força Aérea Brasileira. Aqui são forjados os homens e as mulheres que movem a nossa Instituição. No Berço dos Especialistas nascem os anjos que continuam tornando possível o sonho de voar e que sustentam a nobre missão de defender, controlar e integrar a Dimensão 22. Especialista, avante ao ar!”, disse.

Foto: FAB

Durante a solenidade foram entregues títulos, certificados e medalhas. Os homenageados receberam título de Membro Honorário, Destaque Profissional e Medalha Militar por tempo de serviço. A Medalha Bartolomeu de Gusmão, uma distinção concedida aos militares e civis pelos serviços prestados à FAB, foi concedida a seis graduados.

“Ser agraciado com esta medalha traz um orgulho visível na farda. O mesmo amor, zelo e dedicação de Bartolomeu se repete todos os dias nas diversas instruções ministradas na EEAR. Receber essa condecoração frente aos meus alunos têm um valor inestimável, especialmente quando percebo que este reconhecimento está alinhado com o olhar de cada um deles”, comentou o agraciado Sargento Especialista Murilo Ralf da Silva.

se classificaram como primeiro colocado dos cursos das Escolas de Formação e Aperfeiçoamento, foi entregue pelo Comandante da Aeronáutica ao Tenente-Coronel Especialista Martinho Lúcio Morais da Fonseca.

A apresentação do Grupo de Ordem Unida – Elite Especialista, formado por alunos da Escola, responsável por demonstrações utilizando o armamento conhecido como Mosquetão, encerrou a cerimônia.

 

Bartolomeu de Gusmão

O Dia do Especialista de Aeronáutica foi instituído em 25 de março de 1991. A data coincide com a data de criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, que é a instituição de ensino responsável pela formação de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender as necessidades crescentes de recursos humanos para a FAB.

O Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por meio de seus trabalhos no campo da aeroestação, tornou-se um dos precursores da aviação, motivo pelo qual é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à aeronáutica.

A Medalha Bartolomeu de Gusmão foi criada pelo decreto n° 68.886, de 06 de julho de 1971, sendo uma distinção concedida aos militares e civis pelos serviços prestados à FAB.

 

Fonte – FAB

Fotos – Cabo Feitosa/Cecomsaer