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IAE celebra 40 anos de inovação do motor V2500

Embraer KC-390

A Pratt & Whitney comemorou essa semana o 40º aniversário da criação da IAE International Aero Engines AG (IAE), um consórcio multinacional composto por acionistas que também incluem Pratt & Whitney Aero Engines International GmbH, Japanese Aero Engines Corporation e MTU Aero Engines. O lançamento da bem-sucedida joint venture em março de 1983 alavancou diversos conhecimentos de engenharia e tecnologia avançada de todas as empresas para desenvolver o V2500 mais limpo, mais silencioso e mais eficiente em termos de combustível. Um motor que lideraria o mercado de corredor único no novo milênio e continua a alimentar cerca de 3.500 aeronaves em todo o mundo.

A melhoria contínua do versátil V2500 hoje oferece confiabilidade, potência eficiente e desempenho para aproximadamente 150 operadores comerciais, de carga e militares em 80 países. No total, mais de 7.800 foram produzidos desde a entrada em serviço, impulsionando coletivamente mais de 135 milhões de voos e mais de 255 milhões de horas de voo do motor. Aprovado para operação com 50% de combustível de aviação sustentável (SAF), a eficiência do V2500 ajudará a indústria da aviação a atingir sua meta de emissões líquidas zero de CO2 até 2050.

“O V2500 é um burro de carga da indústria da aviação e tornou-se um dos programas aeroespaciais comerciais de maior sucesso de todos os tempos”, diz Earl Exum, presidente da IAE e vice-presidente, Mature Commercial Engines, Pratt & Whitney. “O V2500 não seria o triunfo que é sem nossos colaboradores, clientes e fornecedores da IAE. Com a extensão do contrato de colaboração da IAE até 2045 e uma frota substancial de V2500s em serviço hoje, esta joint venture garantiu sua posição como líder global em aviação nas próximas décadas”.

Apenas um ano após a formação da IAE, o V2500 conquistou sua posição na família de aeronaves Airbus A320ceo e mais tarde entrou em serviço com o cliente de lançamento Adria Airlines em 1989. O V2500 agora é responsável por 60% da frota global em serviço do A321ceo, com uma idade média da frota de apenas 12,8 anos. O motor também impulsionou 116 aeronaves Boeing MD-90, entrando em serviço nesse tipo com a Delta Airlines em 1995.

“O V2500 há muito alimenta aeronaves Airbus”, disse Philippe Mhun, vice-presidente executivo de programas e serviços da Airbus. “Os motores transportam de forma confiável milhões de passageiros a cada ano. Estendemos nossos parabéns à IAE e às empresas parceiras pelos 40 anos de serviço dedicado ao V2500 e às aeronaves que ele equipa.”

No espírito de rigorosa inovação e melhoria contínua, a IAE lançou vários aprimoramentos de motor entre 1993 e 2011 – as variantes A5, D5, SelectOne™, SelectTwo™ e E5 – com cada aprimoramento subsequente oferecendo confiabilidade, combustível, ruído e outros benefícios de desempenho. O V2500 oferece uma vantagem de eficiência de combustível de 3% sobre o motor concorrente e mantém uma taxa de confiabilidade de despacho de 99,97%.

A variante V2500-E5 continua em produção para o Embraer C-390 Millennium, que entrou em serviço na Força Aérea Brasileira em 2019. Além do Brasil, a aeronave foi adquirida por Portugal e Hungria, ambos países da OTAN. Em junho de 2022, o Ministério da Defesa da Holanda anunciou a seleção de uma frota de cinco aeronaves C-390 Millennium.

O motor V2500-E5 fornece 31.000 libras de empuxo e demonstra a capacidade do motor para suportar uma variedade de missões, incluindo carga e transporte de tropas, reabastecimento aéreo, combate aéreo a incêndios, busca e salvamento, evacuação médica e socorro humanitário em desastres.

“Como uma aeronave tática multimissão de peso médio, o C-390 com motor V2500-E5 oferece versatilidade e confiabilidade, mesmo em ambientes desafiadores”, diz Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A capacidade de ser reconfigurado rapidamente e sua capacidade de operar em pistas curtas, não pavimentadas ou danificadas o torna extremamente útil para uma variedade de missões. Estamos entusiasmados em ver o programa continuar a crescer nos próximos anos.”

Mais recentemente, o V2500 impulsionou as primeiras conversões de passageiros para cargueiros A321 e A320, com mais programados para entrar em serviço nos próximos anos. Com ofertas de serviço personalizadas adaptadas ao mercado de carga de ciclo inferior e uma vantagem de combustível e alcance de carga útil sobre o motor concorrente, a família A320ceo de aeronaves de carga convertidas com motor V2500 oferece uma forte proposta de valor para transportadoras de carga em todo o mundo.

  Cerca de 70% das aeronaves com motor V2500 têm menos de 15 anos e cerca de um terço dos motores ainda estão na primeira operação. O motor V2500 é apoiado por uma rede global estabelecida de 17 instalações para manutenção, reparo e revisão geral (MRO), incluindo nove instalações parceiras da IAE. A Pratt & Whitney e a IAE vêm aprimorando os serviços para o motor V2500, incluindo soluções LLP, programas de materiais novos e úteis, trocas de motores e muito mais, que podem ser adaptados e personalizados para atender às necessidades exclusivas de nossos clientes. Com acordos de longo prazo, serviços de preço fixo e soluções transacionais, uma variedade crescente de escopos de trabalho

 

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