Air Europa
Foto: Gabriel Melo/Aeroflap

A International Airlines Group (IAG), Grupo detentor da British Airways e Iberia, anunciou o fim das negociações para a aquisição da companhia aérea Air Europa.

Vale lembrar, que a negociação inicial anunciada em novembro de 2019 para a aquisição da Air Europa estava avaliada em US $1,13 bilhão, mas por conta da crise do coronavírus, fez com que o Grupo IAG revisasse o seu plano, diminuindo a oferta para US $567 milhões em janeiro de 2021.

“É muito decepcionante que tenhamos que rescindir o acordo atual para adquirir a Air Europa, mas a decisão faz sentido devido às condições do mercado, à profunda crise resultante do COVID-19 e considerando o nosso desejo de manter uma abordagem disciplinada para a alocação de capital”, disse o executivo-chefe da IAG, Luis Gallego Martín.

Inicialmente, os planos da IAG em adquirir a Air Europa via Iberia era de impulsionar as operações do Grupo no aeroporto de Madri. Além disso, a negociação foi bastante contestada pelas autoridades de concorrência da União Europeia pelo fato de diminuir a concorrência entre as companhias aéreas da Espanha.

Com o não fechamento do negócio, a Globalia, grupo detentor da Air Europa deverá receber da IAG cerca de US $40milhões, mais uma taxa de quebra de contrato de US $45 milhões. Entretanto, a IAG não descartou a possibilidade de uma negociação futura para a aquisição de outra companhia aérea.

DEIXE UMA RESPOSTA