IAI apresenta próxima geração do sistema de contra-ataque a aeronave não tripulada

A ELTA Systems, subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), apresentou uma nova e mais avançada configuração de seu sistema Drone Guard, que detecta e desbarata as operações de sistemas de aeronaves não tripuladas (UAS) e pequenos drones.

Com centenas de unidades já em operação no mundo, a nova configuração modular conta com um sistema adicional de Inteligência de Comunicações (COMINT) para maior precisão de detecção, classificação e identificação com base na frequência de transmissão e em uma análise exclusiva de protocolo de comunicação e verificação para a neutralização de ameaças. Além disso, os radares 3D do Drone Guard e os sistemas eletro-ópticos (EO) e de interferência foram todos atualizados com recursos incrementados.

A utilização de UAS e pequenos drones à venda para o público cresceu expressivamente nos últimos anos, pois essas plataformas se tornaram uma ameaça em potencial a instalações essenciais, multidões, personalidades de destaque e outras aeronaves devido a seu tamanho compacto, baixa velocidade e voo a baixa altitude. Pequenos drones podem ser usados para fins hostis, como coleta de dados de inteligência, contrabando e até mesmo transporte de armas.

Foto – Divulgação

A ELTA respondeu a esses desafios com recursos novos e aperfeiçoados para o Drone Guard. Além do radar, EO e recursos de interferência, ele conta com um sistema avançado de COMINT para detectar, classificar e identificar ameaças hostis. O sistema pode efetivamente interferir ou desbaratar o canal de controle e navegação de um drone ao suportar uma variedade de protocolos de comunicação capazes de afastar um único drone ou mesmo um conjunto de drones do local por ele protegido.

Yoav Tourgeman, vice-presidente da IAI e CEO da ELTA, declarou: “Com seus novos recursos de COMINT, o Drone Guard é um sistema de comprovada eficácia para aplicações civis e militares e pode responder à crescente ameaça representada por UAS e pequenos drones. A ELTA projetou o Drone Guard como um sistema modular, de modo que os clientes podem escolher a melhor combinação de recursos conforme sua verba e seus requisitos operacionais com o melhor custo-benefício. A ELTA se dedica ao contínuo desenvolvimento do sistema Drone Guard para contra-atacar ameaças emergentes e proporcionar segurança máxima ao cliente”.