A Israel Aerospace Industries (IAI) e a Honeywell firmaram um acordo de cooperação para apresentar ao mercado de aviônicos de ar um completo sistema de navegação com recurso anti-interferência para GPS.

O produto de criação conjunta integra o sistema anti-interferência para GPS da IAI e os produtos de navegação da Honeywell, na forma de um subsistema ou sistema embutido.

Ao completar o desenvolvimento com sucesso, o sistema anti-interferência para GPS da IAI, o ADA, um sistema avançado que protege aviônicos contra interferências em GPS, será embutido no sistema de GPS/navegação inercial (EGI) da Honeywell.

Os modernos sistemas de navegação, comunicação e coleta de dados de inteligência e guerra eletrônica integrados a modernas plataformas apoiam-se na disponibilidade ininterrupta de navegação por satélite e timing para suas operações.

A despeito dessa dependência, a maioria das plataformas não utiliza nenhum sistema de contramedidas para proteger esses bens essenciais. Ao ficar expostas, até sistemas de interferência de baixo consumo podem atrapalhar ou até bloquear a operação de sistemas globais de navegação por satélite (GNSS), prejudicando assim a capacidade da plataforma para realizar sua missão.

Em decorrência dos contratos assinados ao longo do ano passado, o sistema de navegação com recurso de anti-interferência para GPS foi já vendido a clientes e está em operação.