Uma grande atração se acrescentará ao grande evento da aviação mundial, o Air Venture, em Oshkosh, nos Estados Unidos.

A novidade da vez vem direto dos tempos da 2º Guerra Mundial, trata-se do XP-82 Twin Mustang, uma aeronave de fuselagem dupla, de fabricação norte-americana.

O tradicional grande encontro da aviação acontecerá no mês de julho, as estruturas já devem estar sendo montadas, no Wittman Regional Airport. Porém o XP-82 Twin Mustang, vem sendo preparado a bem mais tempo, a aeronave em questão está passando por uma reforma há quase dez anos, uma restauração completa de uma ícone e diferente aeronave que faz parte da história da aviação.

O P-82, como também é conhecido, teve uma vida curta durante os dias de combate na II Guerra Mundial, uma das principais missões do avião era a escolta dos temidos bombardeiros B-29 Superfortress. Mas o P-82 teve algumas missões pós II Guerra Mundial, o caça-bombardeiro foi utilizado na Guerra da Coreia entre os anos de 1950 a 1953.
Uma característica marcante no P-82 está não apenas no nome Mustang que aparece, mas também ligado a isso, as fuselagens do avião são do famoso, P-51 Mustang, porém unidas em uma só aeronave.

O exemplar que irá para o Air Venture não é o único deste modelo nos EUA, com ele ao todo são cinco unidades. O processo de restauração foi feito de forma minuciosa pelo especialista Tom Reilly que buscou deste os reais motores do P-82, a hélices e diversas peças originais do avião. A grande expectativa é para o voo da aeronave, depois de tanto tempo de restauração.

A Air Venture já é tradicional por expor aeronaves ícones do passado, o próprio B-29 Superfortrees, fica exposto e voa durante o evento que acontece por uma semana inteira, reunido aproximadamente 10.000 aeronaves presentes, desde privadas de pequeno porte, passando da categoria Warbird, até aos poderosos caças atuais, como o F-22 Raptor.