Advertisement

Imagens: FAB recebe jornalistas em treinamento de combate no RS

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza desde o dia 07/11, no Rio Grande do Sul, um amplo treinamento de guerra. Na quinta-feira (10), houve o Media Day na Base Aérea de Canoas (BACO), onde jornalistas acompanharam o Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia, que reúne 50 aeronaves e mais de 800 militares da Marinha, Exército e da própria Aeronáutica. 

Caça F-5EM do 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB decolando para mais uma missão no EXCON Escudo-Tínia
F-5EM do 1º Grupo de Aviação de Caça decola para mais uma missão no EXCON Escudo-Tínia. Foto: Gabriel Centeno – Aeroflap.

O EXCON ocorre até o dia 25/11 e concentra-se na região central do RS, com as aeronaves operando a partir da BACO e da Base Aérea de Santa Maria. Militares de unidades antiaéreas da FAB, Exército e Marinha também participam na cidade de Santana da Boa Vista, empregando mísseis terra-ar Igla, de origem russa. 

Conforme explicado pelo Coronel Marcelo Bussmann, diretor do exercício (DIREX) e comandante da BACO, são treinadas ações como escolta, ataque aéreo, incursão e defesa de território, reabastecimento em voo, busca e resgate em combate (CSAR), controle e alerta antecipado (AEW&C) e transporte aéreo logístico. 

Coronel Marcelo Zampier Bussmann da FAB explicando ações durante o Exercício Conjunto Escudo-Tínia.
Coronel Marcelo Zampier Bussmann explicou as ações das forças armadas durante o treinamento de guerra no RS. Foto: Gabriel Centeno – Aeroflap;

Durante o adestramento o RS é “dividido ao meio”, formando um contexto em que dois lados, Alfa e Bravo, se enfrentam em um “cenário tático, fictício e dinâmico”, onde a execução das chamadas “Ações de Força Aérea” são realizadas numa simulação de um conflito regional convencional. 

“Esse tipo de operação é importante e permite que a gente mantenha nossos militares adestrados. Ressalvo que a decolagem não representa o resultado final, que está no ataque bem realizado”, enfatizou o coronel. 

Pouco antes da explicação do DIREX, 12 caças F-5EM/FM Tiger II decolaram de Canoas para mais uma surtida do treinamento, simulando, dessa vez, uma incursão. Quatro aviões saíram antes, com proa para a região de Encruzilhada do Sul; as oito aeronaves que decolaram posteriormente deveriam invadir o território do país vermelho, defendido pelos outros caças. 

O Tínia acontece anualmente desde 2019, representando um dos maiores exercícios realizados pela FAB, envolvendo esquadrões de caça, reconhecimento, transporte e asas rotativas de todo o Brasil. A edição deste ano reúne as seguintes aeronaves:

  • Caças F-5M Tiger II, AMX A-1M e A-29 Super Tucano; 
  • Aviões de transporte e apoio logístico C-95M Bandeirante, C-99, C-105 Amazonas, KC-130 Hércules e KC-390 Millennium; 

  • Helicópteros H-60L Black Hawk; 
  • Aeronaves remotamente pilotadas (drones) RQ-450 e RQ-900; 
  • Aeronaves de controle aéreo avançado Embraer E-99.

A maior parte dos meios aéreos se concentra na BASM, enquanto a BACO está recebendo o E-99M do Esquadrão Guardião e os pilotos e jatos F-5 dos esquadrões Pampa, Jambock, Pif-Paf e Jaguar. 

Embraer E-99M, avião-radar da FAB, operado pelo Esquadrão Guardião.
O avião-radar E-99, em sua versão modernizada, é uma peça importante do treinamento. Foto: Gabriel Centeno – Aeroflap.

Segundo a força aérea, “o EXCON Escudo-Tínia tem como finalidade a consolidação doutrinária de missões aéreas compostas, o treinamento e capacitação dos participantes no enfrentamento dos desafios provenientes do emprego do poder militar e operações militares complexas.” 

Media Flight: fotografando as aeronaves do EXCON

C-105 Amazonas do Esquadrão Arara da FAB, que transportou os jornalistas no media flight.
C-105 Amazonas do Esquadrão Arara, que transportou os jornalistas no media flight. Foto: Gabriel Centeno – Aeroflap.

Durante o media day, a FAB ainda promoveu um media flight, onde os jornalistas puderam registrar parte das aeronaves envolvidas no EXCON Escudo-Tínia em um voo perto de Encruzilhada do Sul, mesma região onde ocorrem os combates simulados. 

Civis e militares embarcaram no C-105 Amazonas do Esquadrão Arara (1º/9º GAv), que decolou da BACO por volta das 13h00. Após alguns minutos de voo, as aeronaves começaram a chegar, começando pelo líder, o KC-390 Millennium, seguido pelo KC-130M Hércules, C-105 Amazonas e A-29 Super Tucano. 

KC-390 liderando a formação de KC-130, C-105 e A-29 durante o Media Flight do treinamento no Rio Grande do Sul.
KC-390 liderando a formação de KC-130, C-105 e A-29 durante o Media Flight do treinamento no Rio Grande do Sul. Foto: Gabriel Centeno – Aeroflap.

A rampa traseira da aeronave foi parcialmente aberta por 20 minutos, permitindo que os membros da imprensa e militares do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) pudessem fotografar a formação com as aeronaves F-5EM, AMX A-1M, E-99M, KC-390, KC-130M, C-105 e A-29.

Cada grupo de quatro pessoas teve quatro minutos para captar as imagens. O acesso à rampa só era permitido com o uso do macaquinho, um arnês de segurança que prende a pessoa ao piso da aeronave. Na rampa, todos deveriam ficar deitados ou agachados.

Dois tripulantes do C-105 ficaram, a todo momento, garantindo a segurança dos participantes na rampa e no compartimento de carga da aeronave. Enquanto isso, piloto, copiloto e mecânico conduziam o voo no cockpit. 

Confira mais imagens do exercício. 

O Portal Aeroflap agradece o Comando da Aeronáutica, o CECOMSAER e a direção do Exercício Conjunto Escudo-Tínia, em especial a Capitão Emília Maria, Capitão Alcoforado, Capitão Sérgio, Tenente Wanessa Liz, Sargento Müller Marin e Sargento Neris, que acompanharam os jornalistas durante o media day. 

Jornalistas da mídia geral e especializada após o media flight.
Militares e profissionais da imprensa geral e especializada após o media flight. Foto: Sargento Müller Marin – CECOMSAER

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: exercício, fab, Rio Grande do Sul, usaexport