Imagens: LATAM/Divulgação.

A LATAM, através do seu programa Avião Solidário, concluiu na noite de ontem (15/7) o traslado de uma fêmea de onça-pintada (Panthera onca) de Marabá (PA) para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). Proveniente do Parque Zoobotânico Vale, em Parauapebas (PA), a onça batizada de Sheilla é uma variação melânica (de diferente coloração) da onça-pintada e nasceu no parque paraense. O objetivo da viagem é o pareamento com um macho da mesma espécie (batizado de Pantanal) que vive sozinho sob os cuidados do Parque Ecológico Municipal de Americana (SP).

“O pareamento, esse encontro da Sheilla, fêmea preta (variação melânica da onça-pintada) que nasceu aqui no Parque Zoobotânico Vale, com o macho, Pantanal, que hoje se encontra sozinho, no Parque Ecológico Municipal de Americana faz parte de um conjunto de ações feitas pelos zoológicos de extrema importância, em que essas instituições se unem para manter indivíduos da mesma espécie, para formação de casais, e assim, contribuir para a reprodução e conservação de espécies ameaçadas, como a onça pintada, símbolo da fauna brasileira, e que hoje se encontra em extinção”, explica Tarcísio Rodrigues, biólogo do Parque Zoobotânico Vale.

A operação faz parte do Programa Avião Solidário, no qual a LATAM auxilia de forma gratuita o transporte de pessoas, animais e carga em situações emergenciais envolvendo saúde, preservação ambiental e desastres naturais. Em 10 anos de história, o programa já ajudou mais de 4.500 animais em risco, fazendo da LATAM e sua unidade de cargas, a LATAM Cargo, uma referência nesse tipo de atuação.

A onça-pintada (Panthera onca), que é o maior felino das Américas e está sob ameaça de extinção em diversos países, vive no Brasil situações de vulnerabilidade de acordo com a região em que habita. 

Há poucos dias, o parque ecológico em Americana tomou conhecimento da nossa expertise nesse tipo de transporte e que o realizamos gratuitamente, em prol da preservação ambiental. Em pouco tempo, elaboramos o planejamento logístico necessário e colocamos em ação mais um transporte aéreo solidário. Temos muito orgulho de fazer parte dessa história”, afirma Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo no Brasil.

Para este tipo de transporte, a LATAM Cargo utiliza toda a sua experiência logística e a malha aérea da própria LATAM Brasil. O animal é transportado com todo cuidado e segurança, acomodado em parte do porão de cargas da aeronave exclusivamente reservada para a operação. O objetivo é assegurar ao animal o máximo conforto possível e reduzir o seu estresse durante a viagem, destacou a companhia aérea. 

Via LATAM. 

DEIXE UMA RESPOSTA