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Índia aposta em novo caça bimotor para ser empregado em sua marinha

A Índia quer devolver um caça bimotor para ser operado em porta-aviões,e para que isso aconteça algumas ajudas podem acontecer. Uma delas é da Organização de Desenvolvimento de Pesquisa em Defesa (DRDO), que se ofereceu para ajudar na produção do caça, que até o momento recebeu a nomenclatura de TEDBF (Twin Engine Deck Based Fighter).

Com tudo o trabalho não começara do zero, visto que poderão tirar proveito da experiência que estão tendo do caça de combate leve de versal naval, LCA) HAL Tejas Mk-1. 

Este ano de 2020 já começou produtivo para a índia, no último dia 11 uma variante naval do LCA Hal Tejas fez pela primeira fez um pouso no porta-aviões indiano, INS Vikramaditya. Após o pouso de sucesso (que pode se visto no vídeo abaixo), o almirante Singh, disse que “agora abrirá o caminho para desenvolver e fabricar o caça bimotor baseado no convés do porta-aviões”.

Mesmo que os testes estejam ocorrendo com a variante monomotor as expectativas de operação caem sobre o novo jato bimotor que deverá ter instalado motores dois motores GE F-414 o que faria com que o caça atingisse Mach 1,6 e que tivesse um peso máximo de 9 toneladas. O tamanho do caça seria compatível ao do Mig-29K que opera atualmente como principal caça naval da marinha indiana.

Sobre datas é esperado que o TEDBF faça seu primeiro voo entre 2025/2026 e que seja introduzido na marinha até 2031. 

Coneito do Omni Role Combat Aircraft (ORCA) Concept

Além do TEDBF, outro estudo de caça naval está sendo feito pela Agência de Design Aeronáutico (ADA) e também pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL). A aeronave recebeu a nomenclatura de Omni Role Combat Aircraft (ORCA) e teria algumas medidas bem próximas ao TEDBF.

Fonte de apoio: Cavok/ Edição: Aeroflap

 

 

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