Advertisement

Índia batiza e coloca em serviço seu novo helicóptero de ataque

Helicóptero de ataque HAL LCH Pranchad Índia

A Índia agora conta com um novo e moderno vetor de combate. A Força Aérea Indiana celebrou hoje (3) a entrada em serviço do helicóptero de ataque HAL LCH (Light Combat Helicopter).

A aeronave, antes conhecida pelo seu nome de projeto, também foi oficialmente batizada, passando a ser chamada de “Prachand”, que significa ‘Feroz’ na língua local. A cerimônia foi realizada em Jodhpur, no estado do Rajastão, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Defesa, General Anil Chauhan, e o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Marechal do Ar VR Chaudhari. 

A introdução dos quatro primeiros HAL Prachand ocorre depois que o Comitê de Segurança do Gabinete aprovou a aquisição de outras 15 aeronaves de produção inicial, um investimento de US$ 500 milhões. Outros US$ 45 milhões para infraestrutura relacionada ao projeto também foram liberados. A previsão é de que a Força Aérea receba 65 helicópteros, enquanto o Exército terá 95. 

A HAL disse que elaborou um cronograma detalhado para atingir a capacidade de produção de máxima de 30 helicópteros por ano, buscando atender a produção dos 145 LCH em oito anos a partir da data de assinatura do pedido de produção em série.

Protótipo do HAL LCH. Foto: Força Aérea Indiana.

O Projeto LCH foi desenvolvido com base no helicóptero utilitário HAL Dhruv após lições aprendidas com a Guerra do Kargil em 1999. O primeiro foi realizado em 2010. O Prachand é equipado com um canhão Nexter M621 de 20mm e poderá carregar mísseis ar-ar, ar solo e foguetes de 70mm. 

As versões de produção inicial tem 45% de componentes de origem local, algo que deve subir progressivamente para 55% com as versões de produção seriada. O helicóptero é multimissão, podendo atuar em operações contra drones, busca e resgate em combate (CSAR), contrainsurgência (COIN), destruição de defesas aéreas inimigas (DEAD),  sendo capaz de atacar blindados, carros de combate (tanques) e infantaria. 

O Prachand também recebeu trens de pouso reforçados para maior segurança dos tripulantes (piloto e operador de sistema d’armas) e está otimizado para voos em grande altitude. 

Com informações de The Hindu e Indian Express

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: HAL, Helicóptero, Índia, usaexport