O Governo da Índia adquiriu dois Boeings 777-300ER para serem usados como aeronaves VIP para serem usadas pelo governo indiano, as aeronaves serão entregues à Índia em neste ano por volta do mês de Julho.

A chegada de novas aeronaves é bem vinda, pois os governantes do país asiático usam Boeings 747-400 da companhia Air India para cumprirem voos de longa distância, como foi usado em novembro passado para trazer o Primeiro-Ministro, Narendra Modi ao Brasil para o encontro do BRICS que aconteceu na capital federal, Brasília.

Boeing 747-400 que trouxe o Primeiro-Ministro Narendra Modi,

Os aviões chegaram a companhia indiana em 2018 e e exibidos nas comemorações do Dia da República da Índia no mesmo ano. Depois as aeronaves que já haviam sido selecionadas para missões pela força aérea indiana foram para a fabrica da Boeing, em Dallas para serem modernizados com sistemas avançados de defesa militar e uma cabine reconfigurada.

Por ser uma aeronave que vai transportar o Presidente, o Vice-Presidente e o Primeiro-Ministro as medidas de segurança dos T7 foram aprimoradas, como por exemplo contramedidas infravermelhas para aeronaves de grande porte (LAIRCM) e os conjuntos de autoproteção (SPS).

Os Boeings 777-300ER devem vir dos pedidos extensos da Air India, nestes pedido havia aeronaves como o 777 e 737-800. A comprovada segurança dos T7 foi um dos fatores que fizeram com que o governo da Índia escolhesse o 777, que inclusive já é usado como aeronave de transporte VIP de outras nações como o Japão, Bangladesh e Arábia Saudita.

Boeing 747-400 VIP e Boeing 777-300ER também usado pelo governo japonês- Foto: KYODO

Em relação aos custos o governo destinou pouco menos de US$ 780 milhões, mas esse valor deve aumentar a medida que novas peças forem compradas e demais custos aparecerem. A decisão do governo, no entanto, foi alvo de críticas, isso porque a situação econômica do país emergente está em crise.

 

DEIXE UMA RESPOSTA