Índia testa bomba anti-aeródromo no jato Hawk-i

Bombas SAAW montadas no Hawk-i. Foto: Live Fist Defence.

A estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL) anunciou o teste da bomba anti-aeródromo Smart Anti-Airfield Weapon (SAAW) a partir do jato de treinamento Hawk-i. O teste foi realizado com sucesso na costa indiana, perto do estado de Odisha. 

Segundo a HAL, esse foi o primeiro teste de um armamento indiano a partir de um jato fabricado na própria Índia. A SAAW está sendo projetada e desenvolvida pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento em Defesa (DRDO).

Trata-se de uma bomba planadora de longo alcance (100km) que visa ser empregada contra pistas, taxiways, hangares e demais estruturas de bases aéreas. Os trabalhos do projeto iniciaram-se em 2013.

Já o Hawk-i é uma versão modernizada do jato britânico de treinamento Hawk Mk.132. A principal diferença está no computador de missão, produzido localmente. Ao substituir o computador de origem britânica, a Índia tem maior flexibilidade para testar e integrar armamentos nacionais. 

Além do computador, foram adicionadas as capacidades de comunicação segura, treinamento virtual integrado, datalink e sistema de geração de mapas digitais. 

O presidente da HAL, R Madhavan, diz que o Hawk-i está sendo “amplamente usado” para certificar armas desenvolvidas pelo DRDO. De acordo com a companhia, o projeto Hawk-i é financiado internamente e oferece ao governo indiano a possibilidade de manter a aeronave como jato de treinamento avançado por bastante tempo, além do emprego do mesmo como aeronave de combate em um possível conflito.


Via Flightglobal, Live Fist Defence

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.