KAI T-50i Golden Eagle da Indonésia. Foto. Reinier Schreurs via Scramble Magazine.

A Korea Aerospace Industries (KAI) anunciou hoje (20) a venda de mais seis jatos de ataque e treinamento avançado KAI T-50i para a Força Aérea da Indonésia (TNI-AU). O contrato avaliado em US$ 238 milhões também inclui um pacote de manutenção, cobrindo o período de 16 de dezembro desde ano a outubro de 2024.

De acordo com Yoon Bo-ram, do portal sul-coreano Yonhap News, a data de início do contrato é quando a KAI espera receber o pagamento adiantado do Governo Indonésio, enquanto a de término é de 34 meses a partir do início do negócio. A fabricante publicará novamente quando o pagamento adiantado for recebido, afirma Yoon. 

T-50i. Foto: KAI.

A Indonésia adquiriu seus primeiros 16 T-50i em 2011 para substituir seus treinadores BAe Hawk Mk.53. Pelo menos duas aeronaves foram perdidas em acidentes. A TNI-AU também opera aviões de caça e ataque F-16 Fighting Falcon, Su-27, Su-30, Hawk Mk.209 e A-29 Super Tucano. O T-50 também serve às forças aéreas do Iraque, Filipinas, Coreia do Sul e Tailândia. 

A aeronave supersônica possui um motor turbofan General Electric F404 fabricado pela Samsung Techwin, é armada com um canhão M61 Vulcan e pode empregar bombas convencionais ou inteligentes, munições de fragmentação, foguetes e mísseis ar-ar. 

DEIXE UMA RESPOSTA