Como parte do plano de reestruturação da TAP, estabelecido em 2020 e que conta com ajuda estatal à companhia aérea, a empresa iniciou o processo de “devolver” 18 slots diários de operações no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa (Portugal).
O processo de repasse dos slots será supervisionado pela empresa Alcis, nomeada pelo conselho da União Europeia para acompanhar todo o processo, e garantir a neutralidade da distribuição. A empresa já abriu o período para a apresentação de propostas de outras companhias aéreas, que será encerrado no dia 24 de março.
Todo o processo de redistribuição dos slots deverá ser realizado até 25 de julho, quando as companhias que “ganharão” mais slots serão anunciadas publicamente, as operações iniciam em outubro deste ano. A decisão final sai no dia 13 de junho.
A redistribuição dos slots é cheia de detalhes, principalmente para evitar empresas que ganharam auxílio estatal ou sejam filiadas à TAP ganhem mais mercado. Por este motivo a redistribuição de slots chamou a atenção de aéreas Low Cost, como a Ryanair, que visam ganhar mercado no maior mercado português.
Companhias aéreas que receberam auxílio estatal acima de 250 milhões de euros não podem participar do processo. E durante a seleção das propostas, a Alcis avaliará também o tamanho de cada aeronave para o slot operado, buscando aumentar a capacidade de oferta concorrente no Aeroporto Humberto Delgado. O número de destinos operados com os 18 slots também será avaliado.
Em seu processo de reestruturação a TAP concordou em se desfazer de diversas empresas do grupo, incluindo a sua subsidiária Portugalia, sua empresa de handling (Groundforce) e empresa de manutenção no Brasil TAP M&E (antiga Varig Engenharia e Manutenção). A companhia também concordou em devolver 5% dos seus slots, como citamos anteriormente.
Com informações de publico.pt .
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